PRISCILLA

PRISCILLA

O regresso de Sofia Coppola com «Priscilla» foi anunciado há dois anos quando Baz Luhrmann estreava «Elvis» nos cinemas mundiais. Prometia revelar a outra face do rei do rock baseado no livro de memórias da viúva de Presley, “Elvis and Me: The True Story of the Love Between Priscilla Presley and the King of Rock n’Roll”, escrito em 1985.

As memórias de Priscilla, publicadas anos depois da morte trágica do artista, baseiam-se nas suas recordações, impressões da vida do casal. É esse o pano de fundo. A dependência de comprimidos de Elvis partilhada com a jovem adolescente e a intimidade do casal revelada – o músico garantia que só consumariam a sua relação após o casamento. Para além disso, os inúmeros casos com atrizes com as quais contracenava, fonte de ciúmes e discussões no seio do casal e as dificuldades criativas durante a década de 1960.

Tudo começa numa base norte-americana em solo alemão, o ano é 1959. Elvis obrigado a cumprir serviço militar no estrangeiro por decisão do governo norte-americano. Piscilla é uma miúda de 15 anos, sem amigos e alegria, até ao dia em que é convidada dum serão na casa da estrela. A vida dela não será mais a mesma. É sobre isso que o filme de Coppola versa, não sobre a carreira do músico. Do primeiro beijo, a primeira saída a dois – nem por acaso uma ida ao cinema, ver um clássico com Bogart, as primeiras cartas e a primeira separação, com a viagem de regresso do músico aos EUA.

O trabalho da realizadora de «O Amor é um Lugar Estranho» (2003) sugere o lado negro do rei do rock, manipulador e egocêntrico, em contraponto à ingenuidade e inocência da adolescente texana. É um retrato melancólico. Se no filme de Baz Luhrmann, Elvis aparecia como uma vítima do seu agente, neste a vítima é Priscilla, jovem apaixonada, entregue à sua sorte na mansão icónica, Graceland. Com uma banda sonora ilustrativa – sem as canções de Elvis – um ritmo intenso, e uma dupla de jovens protagonistas, o filme percorre os anos do namoro e do casamento falhado, culminando no nascimento da filha Lise Marie Presley.

Título original: Priscilla Realização: Sofia Coppola Elenco: Callee Spaeny, Jacob Elordi, Ari Cohen Duração: 113 min. EUA, 2023