Acima do castelo, no logotipo que aparece antes dos filmes da Disney, há uma estrela que marca sempre presença. Há também uma música, “When You Wish Upon a Star”, que fez parte do filme «Pinóquio» (1940) e que teve direito a nova versão, interpretada por Cynthia Erivo, na mais recente adaptação da história, em 2022. Pois bem, agora, essa estrela é a protagonista do filme que integra as comemorações do 100.º aniversário da Disney.
Nas histórias Disney, foram muitas as personagens que pediram às estrelas que o seu desejo fosse concedido. Mas, afinal, como surgiu esta estrela dos desejos? A resposta à pergunta é a génese para «Wish: O Poder dos Desejos», o 62.º filme de animação da Disney. A história passa-se no reino mágico de Rosas, onde vive Asha, uma jovem idealista que, tal como tantas personagens do universo Disney, pede um desejo. Desta vez, o mesmo é atendido através de uma força cósmica, a Star, uma bola de energia muito poderosa. Juntas, irão enfrentar o Rei Magnífico, o governante de Rosas. Além de salvar a comunidade, a dupla procura provar que, quando um humano se junta à magia das estrelas, tudo pode acontecer.
«Wish: O Poder dos Desejos» é assinado por Fawn Veerasunthorn, que trabalhou no departamento de animação de «Zootrópolis» (2016) e «Raya e o Último Dragão» (2021) e faz agora a estreia na realização, e Chris Buck, responsável por sucessos anteriores da Disney, como «Tarzan» e «Frozen: O Reino do Gelo». Buck também assina o argumento, em conjunto com Jennifer Lee e Allison Moore. As vozes estão a cargo de Ariana DeBose, vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária por «West Side Story» (2021), Chris Pine e Alan Tudyk.
A longa-metragem é uma forma de celebrar a própria história da Disney, ao assinalar um dos elementos mais presentes nas suas narrativas: a capacidade de sonhar. A acompanhar o filme, será lançada também a curta-metragem «Once Upon A Studio», de Dan Abraham e Trent Correy.
História: Asha (voz de Ariana DeBose) é uma jovem de 17 anos com uma grande preocupação pela sua comunidade. Num momento de desespero, faz um apelo às estrelas, que é respondido com uma pequena bola de energia ilimitada, a Estrela.
Realizadores: Chris Buck («Tarzan», 1999; «Frozen: O Reino do Gelo», 2013) e Fawn Veerasunthorn
Elenco (vozes): Ariana DeBose, Chris Pine, Alan Tudyk
Data de estreia: 23 de novembro nos cinemas
https://www.youtube.com/watch?v=j-UJ6PUSZ3Y