O Último Duelo – antevisão

O Último Duelo – antevisão

Num ano muito preenchido para Ridley Scott, o cineasta britânico assina, além de «The House of Gucci», um filme de época que retrata o período medieval e, mais concretamente, o último duelo judicial sancionado em França, que aconteceu em 1386. O argumento de «The Last Duel» é baseado no livro “The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France”, de Eric Jager. A adaptação do argumento para o grande ecrã esteve a cargo de Ben Affleck e Matt Damon, repetindo a dupla que criou o guião de «O Bom Rebelde» (1997), trabalho pelo qual ambos ganharam o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Junta-se à dupla, na adaptação do livro, Nicole Holofcener, que foi nomeada para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por «Memórias de uma Falsificadora Literária» (2018).

O elenco de «The Last Duel» é sólido e particularmente chamativo. Affleck e Damon voltam também a dividir a cena, sendo acompanhados por Adam Driver, já nomeado para dois Óscares, e Jodie Comer. A atriz britânica é a principal figura feminina do filme e tem em «The Last Duel» a oportunidade de brilhar também no Cinema, depois de ter impressionado pela sua interpretação na série «The Killing Eve», que já lhe rendeu um Emmy. Driver regista mais um projeto em comum com Ridley Scott, já que também é o protagonista de «The House of Gucci».

O realizador tem uma carreira longa e marcada por vários sucessos, como «Alien – O 8.º Passageiro» (1979), «Blade Runner – Perigo Iminente» (1982), «Thelma e Louise» (1991), «Gladiador» (2000) ou «Perdido em Marte» (2015), em que também colaborou com Matt Damon, protagonista da obra. Curiosamente, a sua primeira longa-metragem, «O Duelo» (1977), também versava sobre um conflito entre dois homens. Com quatro nomeações aos Óscares ao longo do seu percurso, Scott não dá sinais de abrandamento, mostrando grande dinamismo com projetos diferentes entre si, mas igualmente cativantes.

Sinopse: Esta história épica é um drama cinematográfico provocador passado no meio da Guerra dos Cem Anos, que explora o poder omnipresente dos homens, a fragilidade da justiça e a força e coragem de uma mulher disposta a permanecer sozinha ao serviço da verdade. Com base em eventos reais, o filme desvenda suposições antigas sobre o último duelo sancionado pela França entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gris, dois amigos que se tornaram rivais implacáveis. Carrouges é um cavaleiro respeitado conhecido pela sua bravura e habilidade no campo de batalha. Le Gris é um escudeiro medieval cuja inteligência e eloquência o tornam num dos nobres mais admirados da corte. Quando a esposa de Carrouges, Marguerite, é violentamente atacada por Le Gris, uma acusação que ele nega, ela recusa-se a ficar em silêncio, acusando o seu agressor, num acto de bravura e desafio que coloca a sua vida em perigo. O julgamento de combate que se seguiu, um duelo extenuante até a morte, coloca o destino dos três nas mãos de Deus.

Realizador: Ridley Scott («Blade Runner – Perigo Iminente», 1982; «Thelma e Louise», 1991; «Gladiador», 2000; «Perdido em Marte», 2015)

Elenco: Matt Damon, Adam Driver, Ben Affleck, Jodie Comer

Data de estreia prevista: 14 de outubro