Depois do sucesso de «Uma Miúda com Potencial» (2020), que valeu três indicações aos Óscares e a vitória na categoria de Melhor Argumento Original, Emerald Fennell está regresso com a realização e argumento de «Saltburn» (2023). A longa-metragem retrata a bipolaridade da alta-sociedade britânica, bem como a dura “luta” na antecâmara do poder para lá chegar.
Oliver Quick (Barry Keoghan) é o narrador de uma história sedutora e misteriosa, que desvenda a sua aproximação a Felix Catton (Jacob Elordi), um colega de Oxford que, ao contrário dele, sempre teve tudo de bandeja. A sua aparente inocência e fragilidade conquistam o seu espaço no ecrã e na vida do novo amigo que, após um gesto, altruísta, o inclui no seu popular grupo. De forma empática, Felix acaba por convidar Oliver a passar algum tempo com ele e a sua extravagante e rica família.
O elenco de luxo inclui nomes como Rosamund Pike e Richard E. Grant, os pais de Cotton, além de Carey Mulligan, Alison Oliver, Reece Shearsmith e Archie Madekwe. Todas as personagens se destacam pela sua excentricidade e falta de princípios, num mundo dominado pelo poder de influência e de compra. Sem olharem a meios para atingir os fins, as personagens vão-se moldando ao longo da narrativa, ao mesmo tempo que deixam sobressair caraterísticas menos evidentes – mas nem por isso menos esperadas.
O moralismo maleável em «Saltburn» (2023) traça uma caricatura ácida sobre a alta-sociedade inglesa, enquanto identifica as escolhas e atitudes que, nas classes sociais mais baixas, marcam a diferença e revelam maior potencial para atingir outras ambições. Uma análise fria e calculista do ser humano e da forma como o poder o transforma ou, também, revela as suas características mais íntimas de maldade e prepotência.
Emerald Fennell confirma-se, novamente, como uma cineasta a ter em conta, pela sua espontaneidade e despudor na realização e nos diálogos, além da versatilidade e profundidade das personagens que cria. Após correr alguns festivais, o filme já garantiu duas nomeações aos Globos de Ouro pelas interpretações de Barry Keoghan e Rosamund Pike, bem como a indicação à categoria de Melhor Filme nos Critics Choice Awards.
Título original: Saltburn Realização: Emerald Fennell Elenco: Barry Keoghan, Jacob Elordi, Rosamund Pike 131 min. Reino Unido, 2023
[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº100, Inverno 2023]
https://www.youtube.com/watch?v=lALMdJf6UUE