RIO

RIO

O carnaval chegou ao ecrã com um show colorido e ao ritmo do samba. A aventura voa bem alto com o brasileiro Carlos Saldanha (trilogia A Idade do Gelo) a inspirar-se no seu cantinho do mundo num filme homenagem ao Rio de Janeiro, uma animação contagiante que está de corpo e alma com a cidade maravilhosa. Blu é uma ave tímida e mimada, sai do seu poiso no gélido estado do Minnesota e regressa ao local onde nasceu e aos poucos é seduzido e deslumbrado quando descobre o Rio de Janeiro, a amizade e o amor fora da sua gaiola, tudo isso, enquanto bate as asas pela sua vida. Os personagens não são apenas deslumbrantes aos nossos olhos, as vozes escolhidas fazem toda a diferença ao criarem aves raras, divertidas e psicóticas. As figuras humanas também possuem o timbre certo e o movimento fluido. Destaque para a química por detrás das relações centrais da obra, são vozes diferentes que se completam com divertimento cómico, romance e afecto.

Edição Blu-ray – Extras
Deleted Scene (1´), animação de ensaio de uma sequência inédita. Explore the World of Rio (60´), o estádio, a selva, o centro e a praia numa visita guiada pelos pontos mais quentes da cidade através de um menu interactivo com imagens, fotos, informação e entrevistas. Saving the Species (24´), o processo da escolha das vozes e a união com a animação, temos imagens das gravações com cada um dos actores e os animadores responsáveis a explicar os traços dos personagens. The Making of hot wings (8´), a relação e a produção musical de Will i Am e Jamie Fox. Em Carnival, aprender a dançar com Blu e os seus amigos. Welcome to… (2´), um videoclip; Taio Cruz (2´) com o tema oficial do filme, e uma compilação das músicas em Rio de jam-eiro jukebox (8´). Em Postcards from rio, um programa para criar um postal a partir das cenas do filme. The real rio (9´), o processo da criação de uma carta de amor com uma visita guiada com os cineastas ao Rio. A terminar, o trailer.

Título original: Rio Realização: Carlos Saldanha Elenco (Vozes): Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez, Leslie Mann, Wanda Sykes, Jane Lynch, Rodrigo Santoro. Duração: 96 min. Brasil/EUA, 2011

[Crítica publicada originalmente na revista Premiere, Outubro 2011]