Kajillionaire

KAJILLIONAIRE

KAJILLIONAIRE

«Kajillionaire» marca o regresso da multifacetada artista Miranda July. Ela que durante o seu hiato não deixou de criar noutras formas de arte, abriu lojas, fez a Somebody App e escreveu um livro. Descobrimos agora que Miranda July continua também a fascinar-nos nos ecrãs. Depois dos rasgos independentes de «Eu, Tu e Todos os que Conhecemos» (2005) e «O Futuro» (2011) chegou a vez de «Kajillionaire» em 2020. A história de uma família de outsiders que vive exclusivamente de golpes e esquemas para sobreviver. Robert (Richard Jenkins, um gigante do ecrã) é o líder da família, Theresa (saúda-se, sempre, a presença de Debra Winger) é a sua fiel companheira e Old Dolio (Evan Rachel Wood), a filha. O filme pertence à protagonista da obra, Old Dolio, uma criatura algo andrógena que apesar da perícia e malabarismos criminais é alguém que está perdida e anseia por um gesto de afecto. O seu mundo fica (ainda mais) desequilibrado quando entra no seio da família uma estranha (o talento eternamente jovem de Gina Rodriguez) que colabora no próximo esquema e começa a receber a afeição de Robert e Theresa, algo que nunca tinha acontecido com a própria filha. Gina Rodriguez e Miranda July jogam com as perceções do espectador – não devemos julgar o livro pela sua capa – o que parece uma bimba do Instagram é uma mulher segura e astuta.

Evan Rachael Wood tem o seu melhor papel em cinema desde «Treze – Inocência Perdida» (2003). É um golpe de rins físico e emocional, uma performance que no silêncio das palavras expressa a convulsão interna na alma da personagem e com uma linguagem corporal digna de uma actuação de dança contemporânea.

«Kajillionaire» é evidentemente um filme pouco convencional numa sociedade que na realidade é tão bizarra quanto os personagens deste filme. O argumento inteligente e original de Miranda July não perdeu aquele olhar único de ver o mundo através da sua lente onde encontramos a tristeza mas também o humor no insólito do dia-a-dia. Não vemos filmes assim todos os dias…

Título original: Kajillionaire Realização: Miranda July Elenco: Richard Jenkins, Debra Winger, Evan Rachel Wood, Gina Rodriguez. Duração: 104 min. EUA, 2020