Neill Blomkamp, após a sua estreia, o obrigatório, «Distrito 9», continua a mexer-se em atmosferas distópicas com «Elysium», o seu último thriller sci-fi. Matt Damon é o herói da classe pobre que luta pela sua sobrevivência e a possibilidade de trazer uma cura para a maioria da população, destituída de necessidades básicas, face aos ultra ricos e poderosos que vivem literalmente na órbita da Terra. «Elysium» é um blockbuster que não é sustentado apenas em imaculados efeitos especiais, a narrativa é subversiva e pisca o olho ao mundo real, colocando um pensamento de liberdade na consciência desta história.
Além de Matt Damon, Jodie Foster como uma déspota em potência e o actor fetiche de Blomkamp, o sul-africano, Sharlto Copley fazem os restantes estragos num cenário entre o neo-realismo dos bairros de lata e os cenários futuristas. «Elysium» é entretenimento com fundamento e de mãos dadas com um futuro indesejado.
Título original: Elysium Realização: Neill Blomkamp Elenco: Matt Damon, Jodie Foster, Sharlto Copley, Alice Braga, Diego Luna, Wagner Moura, William Fichtner Duração: 109 min EUA, 2013
[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº17, Fevereiro 2014]
https://www.youtube.com/watch?v=oIBtePb-dGY