Há muito que se falava na adaptação de Steven Spielberg de «West Side Story», o musical de 1957 da Broadway, mas só agora o projeto se concretiza. A história de Stephen Sondheim e Leonard Bernstein já havia sido adaptada para o cinema no filme «Amor Sem Barreiras» (1961), mas regressa agora pelas mãos de Steven Spielberg. O cineasta explicou os motivos que levaram ao interesse pela adaptação: “Esta história não é apenas um produto de uma época. O tempo voltou e com uma espécie de fúria social. Queria contar a experiência porto-riquenha e nuyoricana de migração para este país e a luta para ganhar a vida, para ter filhos e para lutar contra os obstáculos da xenofobia e do preconceito racial”.
Ao contrário do que aconteceu no filme de 1961, Spielberg procurou assegurar que os personagens hispânicos eram interpretados por atores hispânicos: “Eles trouxeram autenticidade”, “houve tanta interação entre o elenco que queria poder comprometer-se com a experiência porto-riquenha. Todos eles representam uma diversidade, tanto dentro da comunidade porto-riquenha, nuyoricana, como da comunidade latina mais vasta”. Para reforçar a procura pela diversidade de West Side Story, Spielberg tornou Rita Moreno produtora-executiva do filme, para que ela pudesse partilhar a sua perspetiva com ele e com o elenco mais novo. Moreno participou no filme original e regressa agora noutro papel.
Ansel Elgort, conhecido por papéis na saga Divergente ou no filme «Baby Driver – Alta Velocidade» (2017), é um dos protagonistas, juntamente com Rachel Zegler, que tem em «West Side Story» a sua estreia no Cinema.
O argumento está a cargo de Tony Kushner, colaborador habitual de Spielberg em filmes como «Munique» (2005) ou «Lincoln» (2012). Já Spielberg é dos realizadores mais reputados a nível mundial, com uma carreira longa e cheia de sucessos, além de três Óscares. Esta é a sua estreia na direção de um musical, o que aumenta, ainda mais, a curiosidade para esta obra.
História: Na cidade de Nova Iorque, assistimos ao confronto entre os Jets e os Sharks, duas gangues poderosas que lutam entre si pelo domínio do bairro. A rivalidade aumenta quando elementos dos dois gangues se apaixonam.
Realizador: Steven Spielberg («E.T. – O Extra-Terrestre», 1982; «A Lista de Schindler», 1993; «Lincoln», 2012)
Elenco: Ansel Elgort, Rachel Zegler, Rita Moreno
Data de estreia prevista: dezembro 2021