Sombra_Ana_Moreira_Revista_Cinema_Metropolis

Sombra – trailer

Sombra – trailer

Baseado em factos reais ‘Sombra’, a segunda longa-metragem do realizador Bruno Gascon (Carga) anuncia nova data de estreia nos cinemas portugueses: dia 14 de outubro.

‘Sombra’ que tem tido uma excelente receção a nível internacional viu anunciada a sua seleção num dos maiores festivais indies da atualidade realizado no Reino Unido, o Raindance Film Festival. Bruno Gascon encontra-se entre os três nomeados ao Prémio de Melhor Realizador. Já a protagonista de ‘Sombra’, a atriz Ana Moreira, encontra-se nomeada ao prémio de Melhor Performance lado a lado com outra das atrizes do filme ‘Sombra’, Lúcia Moniz (pelo filme Listen) e de Michael Caine (pelo filme Best Sellers). O fundador do festival Elliot Grove afirma que a seleção deste ano apresenta “cineastas independentes que conseguem contar as histórias mais originais e individuais, usando o filme como meio para mostrar todas as facetas do mundo complexo em que vivemos.”

‘Sombra’ tem vindo a ser apresentado com sucesso em diversos territórios. Em abril passado, o filme teve a sua estreia mundial na competição do Festival de Cinema de Barcelona – Sant Jordi, onde foi distinguido com o prémio de melhor obra e o galardão ‘Filme- História’ destinado ao ‘melhor filme, pelos seus valores históricos’. Em junho, integrou a secção “Spectrum: Alternatives”, da 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai e apresentou-se no Festival de Cinema Ischia em Itália tendo sido selecionado também para a secção Panorama do Mastercard Off Camera na Polónia e para o festival de cinema francês Les Reflets du Cinéma Ibérique et Latino-Américain.

Inspirado em histórias verídicas de desaparecimento de crianças, ‘Sombra’ segue a história de Isabel – protagonizada por Ana Moreira – uma mãe que, apesar de todos os obstáculos, não aceita desistir de lutar para encontrar o seu filho de 11 anos, desaparecido misteriosamente em 1998.

O filme de Bruno Gascon gira em torno da dúvida permanente que assola a existência de pais de crianças desaparecidas. Para escrever o guião, Gascon conversou com mães que atravessam esta situação, como é o caso de Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, o menino de 11 anos que desapareceu em 1998.

‘Sombra´ é protagonizado por Ana Moreira, à frente de um elenco com Miguel Borges, Vítor Norte, Ana Bustorff, Lúcia Moniz, Joana Ribeiro, Ana Cristina Oliveira, Tomás Alves e com a participação especial de Sara Sampaio, entre outros.

‘Sombra´, uma verdadeira história de amor, força e coragem, sobre uma mãe que não desiste de procurar o seu filho, chega aos cinemas a partir de 14 de outubro.