The Gentlemen

The Gentlemen (Série): se não consegues vencê-los, junta-te a eles

The Gentlemen (Série): se não consegues vencê-los, junta-te a eles

Depois do filme «The Gentlemen: Senhores do Crime» (2019), Guy Ritchie desenvolve uma história no mesmo universo na série da Netflix. À frente de um império inesperado, Eddie Horniman é o novo herói que vira “vilão” no streaming.

Eddie Horniman (Theo James) é um militar deslocado, que tem de regressar a casa quando o pai está prestes a falecer. A viagem, que deveria ser breve e sem grande aparato na sua rotina, revela-se um verdadeiro terramoto: ao contrário do esperado, é ele o principal herdeiro… mas há heranças com que ninguém contava. Na sua extensa propriedade, a família Horniman tem a estação principal de um grupo reputado de traficantes, que querem manter o “arrendamento” e fortalecer o negócio com Eddie. Entre a espada e a parede, devido aos gastos absurdos do seu irmão Freddy (Daniel Ings), Eddie fica sem alternativas.

The Gentlemen

O estilo de «The Gentlemen» é muito parecido com o do filme, ainda que a sua ligação aconteça à superfície. Há personagens idênticas, referências comuns e a linha narrativa acaba por ter muitos pontos de encontro. No entanto, a série vive de forma independente e cria a sua própria rede dramática, que tem como figura central a personagem de Theo James. Um jovem aparentemente incorruptível que, perante os acontecimentos com que se depara, tem de fazer escolhas complicadas e toma decisões, à partida, inesperadas. Ainda assim, tal contribui para o enriquecimento da personagem e para a quebra com a previsibilidade do herói e dos grandes gestos nobres.

Bem ao seu estilo, Guy Ritchie desenvolve uma série dinâmica, onde a ação, o humor e o mistério se envolvem de forma quase permanente, destruindo a suposta ordem das coisas. O caos em que se transforma a vida de Eddie e companhia, à boleia da assertividade de Susie Glass (Kaya Scodelario), resulta numa série divertida e sempre em busca da mudança e da surpresa. De igual forma, o lado engraçado de «The Gentlemen» não distrai a audiência do enigma central, onde a enigmática personagem interpretada por Giancarlo Esposito vai assumindo cada vez mais importância, ao mesmo tempo que surgem novos intervenientes.

«The Gentlemen» é uma aposta bem conseguida e equilibrada, que alia um argumento que já deu provas de resultar a uma estética competente. Colorida, dinâmica e interessante, a narrativa da nova série da Netflix convida a uma maratona que apresente rapidamente um desfecho e traga respostas há muito esperadas. No elenco, além dos nomes já mencionados, encontramos Joely Richardson, Vinnie Jones, Harry Goodwins, Stephane Fichet, Chanel Cresswell, Alexis Rodney e Ray Winstone, entre outros.