As sequelas não são fáceis, todos sabemos. E «Monstros Fantásticos e os Crimes de Grindelwald» tem muita fantasia, é certo, mas o resto acaba por escassear. Nesta nova aventura, o magizoologista Newt Scamander é recrutado por Albus Dumbledore com a missão de enfrentar novamente o temível Gellert Grindelwald, um dos mais perigosos e poderosos feiticeiros de sempre, que pretende reunir os feiticeiros de todo o mundo para dominar a população não-mágica.
David Yates volta a realizar um filme do universo Harry Potter, também com um argumento de J.K. Rowling, mas a realização mostra pouco caráter inventivo, não arrojando. A própria narrativa emaranha-se numa trama que custa a descolar e que, só no final do filme, consegue cativar efetivamente a atenção. Com a falta de chama narrativa, poder-se-ia explorar de uma forma mais profunda as idiossincrasias dos personagens, mas tal não acontece, pelo que não ficamos a conhecer muito mais os heróis e vilões apresentados no primeiro filme da saga. Há, contudo, uma exceção: a versão mais jovem de Dumbledore, interpretada pelo carismático Jude Law, numa abordagem refrescante e intrigante de um personagem tão marcante do universo.
Falando em atores, a falta de complexidade dos personagens acaba por afetar a oportunidade de interpretações mais marcantes. Contudo, destaca-se o magnetismo de Eddie Redmayne e a espontaneidade de Dan Fogler. Apesar de interpretar o vilão, Johnny Depp não tem grande margem de manobra e Grindelwald torna-se pouco memorável.
Depois de um entusiasmante «Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los», que mostrou que ainda há motivos para voltar a um dos mais icónicos universos do Cinema, esta nova obra da saga é morna e sensaborona, não acrescentando muito. Apesar de novos feitiços, falta monstros e falta magia, não da visual mas de narrativa, que envolva verdadeiramente o espectador na história. «Monstros Fantásticos e os Crimes de Grindelwald» é uma tentativa esforçada mas não consegue enfeitiçar em pleno.
Título original: Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald Realização: David Yates Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler. Duração: 134 min. EUA/Reino Unido, 2018