Missão: Impossível - Fallout

MISSÃO IMPOSSÍVEL – FALLOUT

MISSÃO IMPOSSÍVEL – FALLOUT

Nem todas as sagas cinematográficas vão começando a perder fulgor com o tempo e a deixar de impressionar o espectador de filme para filme. «Missão Impossível – Fallout» prova-nos isso mesmo, mostrando que esta é uma saga que está bem viva e que se vai adaptando de história para história. Desta vez, o intrépido Ethan Hunt (Tom Cruise) e a sua equipa do IMF veem-se envolvidos numa corrida contra o tempo depois de uma missão que não corre como o esperado. Muito está em jogo e há incontáveis vidas em perigo, sobretudo quando há suspeitas da existência de um agente duplo.

Christopher McQuarrie regressa – e bem – ao comando de um filme da saga após «Missão Impossível: Nação Secreta» (2015), conseguindo manter, em boa parte do filme, o suspense e a dimensão impressionante de algumas das melhores cenas de ação, tirando muito partido do elenco mas também dos próprios cenários reais por onde a narrativa passa, sendo o melhor exemplo uma perseguição vistosa em Paris. É claro que há pontas soltas e a previsibilidade nem sempre é contornada, mas, no cômputo geral, o espectador ficará decerto preso à história. A música é outro ponto positivo, acompanhando com precisão os momentos mais tensos e espetaculares da obra, além de uma fotografia acertada.

A saga Missão Impossível é marcada por cenas de ação inacreditáveis mas também pelo seu elenco carismático, algo que também ganha relevo em «Missão Impossível – Fallout». Simon Pegg e Rebecca Ferguson garantem alguns dos melhores momentos, juntamente com Henry Cavill (e o seu famoso bigode), mas, claro, Tom Cruise é rei e senhor – e não poderia ser de outra forma. Também produtor da obra, Cruise assume esta saga como um dos principais desafios da sua carreira, filme após filme, e o resultado é materializado em cenas absolutamente impressionantes e de quebrar o fôlego, consagrando Cruise como o derradeiro ator de ação e fazendo dos seus 56 anos apenas um mero detalhe.
Com uma narrativa non-stop, «Missão Impossível – Fallout» deixa-nos ligados à corrente com perseguições a alta velocidade, espionagem cheia de adrenalina e um ator com uma entrega indescritível, embora falte alguma profundidade em termos narrativos. Num cenário atual em que tantos filmes parecem sensaborões, «Missão Impossível – Fallout» acerta em cheio numa saga sempre com cartas na manga.

Título original: Mission: Impossible – Fallout Realização: Christopher McQuarrie Elenco: Tom Cruise, Henry Cavill, Ving Rhames, Simon Pegg, Angela Bassett, Vanessa Kirby, Michelle Monaghan, Wes Bentley, Alec Baldwin, Rebecca Ferguson Duração: 147 min EUA/China/França/Noruega/Reino Unido, 2018

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº62, Setembro 2018]