«Estrada do Desespero» é um drama desenrolado na Louisiana e possui aquele sentido de fado que essa região dos Estados Unidos consegue emanar. É uma história sobre aspirações desfeitas e a progressão do fundo poço para uma vida normal.
Maben (Willa Fitzgerald) é uma mãe e a sua pequena filha vivem desesperadas sem dinheiro e à deriva à espera de um milagre, a crueldade do destino só torna a sua jornada ainda mais complicada. Russell (Garrett Hedlund) acabou de sair da prisão, um erro do passado arruinou a sua vida e agora tem no seu encalço Larry (Ryan Hurst), o irmão da vítima pelo qual foi condenado. O destino força um reencontro e uma oportunidade de redenção mas o trajecto não é simples quando Maben se cruza no caminho de Russell. Enquanto Maben pode ser suspeita de um homicídio, Russell é assediado por Larry que está cego de ódio para fazer a sua própria justiça. Mel Gibson tem um pequeno papel como pai de Russell. O actor australiano não choca mas também pouco acrescenta à narrativa.
O filme foi realizado por Nadine Crocker a partir do livro Michael Farris Smith, o autor também escreveu o argumento desta obra. A voz de Maben, como narradora activa, é um bom fio condutor desta história e do estado de alma da protagonista.
A narrativa é uma súmula de situações quebradas e pessoas amassadas pela dor, é cinema que nos entretém e também faz-nos refletir com uma história de uma América que não é a terra dos sonhos, mas que através da compaixão é possível mudar o destino graças à riqueza no interior das pessoas.
Título original: Desperation Road Realização: Nadine Crocker Elenco: Garrett Hedlund, Willa Fitzgerald, Ryan Hurst, Woody McClain, Mel Gibson, Pyper Braun Duração: 112 min. Estados Unidos, 2023