Thomas Craven (Mel Gibson) é um pai solteiro e um detective da polícia de Boston tornando-se um homem numa vendetta quando a filha é morta à porta de casa.
[Texto originalmente publicado na Revista PREMIERE, Abril 2010]
Após uma pausa de oito anos, Mel Gibson regressa a todo gás como protagonista num papel feito à sua medida. É um retorno aos desempenhos que o tornaram uma estrela global. Ele interpreta um homem sem papas na língua, armado, letal e sem nada a perder após o assassinato da filha. Martin Campbell realizou uma história de vingança, corrupção que aborda o peso da memória. O filme foi baseado na mini-série da BBC «Edge of Darkness» de 1985 dirigida na sua totalidade por Martin Campbell. Esta adaptação tem a assinatura de William Monahan («Entre Inimigos» (2006) de Martin Scorsese). Na série os eventos decorriam em Inglaterra no período de Thatcher. No filme os acontecimentos desenrolam-se em Boston no período da paranoia de Bush “Júnior”. Prevalece o tema central, a investigação de um pai que derruba todos os obstáculos para descobrir os culpados, tropeçando numa faceta que desconhecia da filha e levando-o ao encontro de uma teia de influência e conspiração político-económica. Gibson desempenha como ninguém a síntese de alguém à beira do abismo, o seu papel está equilibrado, subtil e racional recorrendo-se do instinto do personagem para chegar aos vários degraus da trama. A dor adormecida do protagonista faz-se sentir nas suas acções irrepreensíveis e num ritmo de constante alucinação que lhe invade a memória com imagens e a voz da filha. No elenco temos algumas caras conhecidas, a destacar Ray Winstone, um personagem misterioso e requintado, e Danny Huston, um tratado do medo e da ameaça. «Fora de Controlo» tem uma violência explícita com impacto violento, na linha do Martin Campbell tinha feito em «Casino Royale» (2006) destilando condignamente acção, thriller e o drama numa roupagem verosímil, apesar de algumas pontas soltas é um prazer verificar que Mel Gibson não perdeu o jeito e está agora ainda mais refinado na exploração do lado sombrio do homem.
Título original: Edge of Darkness Realização: Martin Campbell Elenco: Mel Gibson, Ray Winstone, Danny Huston, Frank Grillo, Paul Sparks Duração: 117 min. Reino Unido/EUA, 2010
https://www.youtube.com/watch?v=C4QUhbywIFo