CHERRY

CHERRY

Os irmãos Russo, argumentistas e realizadores desse enorme sucesso da história recente do cinema, «Vingadores: Endgame», assinaram em 2021 uma pérola indie sobre forma de «Cherry», da Apple TV+, uma memorável tragédia americana em três actos.

O enredo descreve a viagem louca e plausível de um jovem no início do século XXI nos Estados Unidos. A história arranca com a vida no liceu e a descoberta do verdadeiro amor, segue-se a guerra no Iraque e as consequências devastadoras do stress pós-traumático e descamba nos danos colaterais da vertiginosa dependência das drogas… Os irmãos Russo relataram a história de Cherry (Tom Holland) em vários capítulos com tons arrojados e inventivos enquadramentos de plano. Angela Russo-Otstot e Jessica Goldberg escreveram o argumento baseado no romance de Nico Walker. Prevaleceu sempre nesta adaptação a originalidade dos autores do ponto de vista cinematográfico que amenizam o drama pesado e encontram humor e ritmo nas circunstâncias mais estranhas da narrativa.

Tom Holland, que deu o ar da sua graça na interpretação de Homem-Aranha no universo cinematográfico Marvel, faz aqui uma viragem de 180 graus, demonstrando todo o seu reportório dramático num desempenho que define a sua jovem carreira. O papel de Cherry é uma montanha-russa emocional, um tour de force para o actor e os espectadores. A par de Tom Holland, que devora o ecrã, devemos referir o desempenho da jovem actriz Ciara Bravo no papel de Emily, a companheira e o eterno amor de Cherry. Um papel duro e uma interpretação feroz de uma viagem até ao inferno devido às dependências, à paixão e às drogas.

A originalidade dos irmãos Russo e o talento de actores como Tom Holland dão corpo ao sonho que se transformou num pesadelo. Pelo meio, o amor a consolidar e a garantir uma harmoniosa coesão do filme. Estes ingredientes fazem de «Cherry» uma poderosa trip que combinou o entretenimento como forma de escape mas também um objecto de arte com propósito e mensagem universal, onde se dialoga com as vicissitudes da vida em personagens que gravitam entre o céu e o inferno.

Título original: Cherry Realização: Anthony Russo, Joe Russo Elenco: Tom Holland, Ciara Bravo, Jack Reynor. Duração: 142 min. EUA, 2021