Esquecido

ESQUECIDO

ESQUECIDO

Joseph Kosinski, o realizador de «Tron: O Legado» confirma em «Esquecido» todo o seu talento nesta porta para o imaginário sci-fi. O filme é baseado numa novela gráfica de Joseph Kosinski, um thriller de ficção científica com paisagens deslumbrantes e personagens num cenário de Terra pós-apocalíptica.

A premissa envolve o planeta Terra desolado, inabitado e em fase de evacuação, Jack (Tom Cruise) e a colega Victoria (Andrea Riseborough) supervisionam o processo que é interrompido por sabotadores de origem desconhecida e a pela queda de uma capsula espacial não tripulada.

Tom Cruise é o herói desta história, um actor que vai ficando mais apurado com a idade projectando interpretações que equilibram os pressupostos de acção e a vertente dramática. Tom Cruise além de contracenar com um cenário digital, que assume funções de personagem, está acompanhado por duas musas do ecrã: a revelação Andrea Riseborough e a cada vez mais afirmativa Olga Kurylenko que tem patenteado nas suas performances algo mais do que a sua singular beleza.

Um twist final muda radicalmente a percepção desta obra, para a prosperidade fica um blockbuster com considerações artísticas que entretém e deslumbra visualmente ao abordar a busca do paraíso perdido, a força da memória e do amor perante o dilema entre viver uma mentira ou agarrar a verdade.

Título original: Oblivion Realização: Joseph Kosinski Elenco: Tom Cruise, Morgan Freeman, Andrea Riseborough, Olga Kurylenko, Nikolaj Coster-Waldau, Melissa Leo Duração: 124 min EUA, 2013

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº13, Outubro 2013]