Tyler Rake 2

TYLER RAKE 2

TYLER RAKE 2

«Tyler Rake 2» é protagonizado por Chris Hemsworth, esta sequela traz-nos um personagem renascido dos mortos e com sentido de propósito na sua nova missão de resgate. «Tyler Rake 2» dá saltos significativos em termos de cinema de acção e novas adições ao elenco pontuado pela qualidade de interpretação de Golshifteh Farahani, Adam Bessa e até uma perninha de Idris Elba. As lutas corpo a corpo são criativas, os stunts de acção são absurdos, mas não deixam de colocar um sorriso nos lábios. A narrativa tem um ritmo tipo comboio expresso, passa num instante. De uma missão de resgate numa prisão na Geórgia salta para um arranha céus de Viena e culmina num aeródromo de província na Áustria. Um filme em três capítulos, que é vencedor no campo da acção, mas fica sem fôlego nos flahsbacks da infância do vilão desta história, Nikoloz Radiani (Tornike Gogrichiani), um indivíduo impróprio para consumo que criou uma rede criminosa na Georgia que mistura o crime com a religião – uma em que são todos devotos de andarem armados até aos dentes. Os flashbacks de Tyler Rake por vezes também roçam a lamechice, mas têm um arco de história plausível e reencontra-se o presente com a ligação à esposa (Olga Kurylenko). É uma faceta que é totalmente explorada no filme e preenche uma linha de diálogo da obra original quando Tyler explica a morte do seu filho e as circunstâncias do seu vazio existencial preenchido por uma atitude sem medo perante a vida. «Tyler Rake 2» é baseado na novela gráfica “Ciudad”, de Ande Parks, que escreveu a história desta série de filmes em conjunto com Joe Russo e Anthony Russo. A realização de Sam Hargrave é muito afirmativa, experiente coordenador de stunts (onde se inclui «Vingadores: Endgame»), ganhou calo como realizador de segunda unidade em tratados de acção («Atomic Blonde», «The Mandalorian», «Deadpool 2») dando o salto para a cadeira de realizador principal em «Tyler Rake: Operação de Resgate» (2020). Sam Hargrave tem um estilo que assenta que nem uma luva ao argumento de Joe Russo. Os irmãos Russo não tiraram o pé do acelerador depois do sucesso global dos filmes Marvel, incluindo o díptico Vingadores (Guerra do Infinito/Endgame), e estão cada vez mais imperiais no domínio do cinema de acção com «The Gray Man», Tyler Rake e mesmo a explosiva «Citadel».

«Tyler Rake 2» é um trunfo no Verão 2023 Netflix, não me surpreenderia se o filme terminasse próximo do topo das preferências dos utilizadores desta plataforma de streaming no final de 2023.

Título Original: Extraction 2 Realização: Sam Hargrave Elenco: Chris Hemsworth, Golshifteh Farahani, Adam Bessa, Idris Elba, Olga Kurylenko Duração: 90 min. Austria/Austrália/EUA/República Checa, 2023

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº96, Agosto 2023]