truth be told

Truth Be Told: O Outro Lado dos Podcasts de True Crime

Truth Be Told: O Outro Lado dos Podcasts de True Crime

Chega hoje, 20, ao Apple TV+ a segunda temporada de «Truth Be Told». A Metropolis teve acesso antecipado aos novos episódios, que juntam ao elenco estrelado por Octavia Spencer nomes como Kate Hudson e David Lyons.

Podcasts de true crime como «Serial», «In The Dark» e «My Favorite Murder» têm sido verdadeiros fenómenos de popularidade um pouco por todo o mundo. O primeiro motivou, aliás, uma adaptação a documentário pela HBO («The Case Against Adnan Syed»), enquanto a Netflix tem consolidado o seu catálogo nesta temática, com sucessos como «Making a Murderer» ou «The Staircase». O streaming não quer passar ao lado desta tendência e, também por isso, em 2019 o Apple TV+ lançou «Truth be Told», criada por Nichelle D. Tramble. Embora tenha uma veia ficcional, a série centra-se em Poppy Parnell (Octavia Spencer), uma jornalista que agora se dedica a um podcast regular chamado Reconsidered.

truth be told

Na primeira temporada, Poppy foi até às últimas instâncias para inocentar Warren Cave (Aaron Paul), que tinha ajudado a sentenciar com um trabalho de investigação anos antes. No regresso, o caso promete ser bem mais pessoal: Kate Hudson é Micah Keith, uma grande amiga de Poppy, que tem feito fortuna depois do êxito de um livro onde relatava a sua experiência de (sobre)viver na rua. Numa posição financeira bem mais confortável, e também uma celebridade-sensação e palestrante, Micah é responsável por uma fundação de contornos nem sempre claros.

De regresso juntamente com o marido Joshua (Jason O’Mara) para um mega evento, depressa percebemos que algo muito estranho se passa entre os Keith. Enquanto Poppy se move pelos novos caminhos que se apresentam nesta segunda temporada, as personagens vão-se revelando como peças de um puzzle a completar ao longo de 10 episódios. Já sabemos que, em «Truth be Told», nada é o que parece e não há inocentes absolutos no arranque do campeonato. Nem mesmo Micah.

Quando um novo crime se desenha e motiva mais uma season do podcast de Poppy, a protagonista vai ter de perceber até será capaz de ir pela sua ética profissional e pela sua amizade com Micah. A narrativa é um verdadeiro confronto de titãs, que tem como principais referências Octavia Spencer e Kate Hudson. Mas não só. Estamos a falar de um elenco que conta com figuras como Ron Cephas Jones, Tracie Thoms, Mekhi Phifer, Michael Beach, Haneefah Wood e Alona Tal, entre outros.

É inevitável dizer que o elenco é a sua principal força, mas o argumento entusiasmante, bem ritmado e intervalado por gravações do suposto podcast, mantém o interesse da audiência. Além disso, as personagens centrais não são estanques e envolvem-se em linhas secundárias da ação, mostram outros lados da sua personalidade e revelam-se, sem dependerem apenas da intervenção de Poppy. Já esta, muito bem concebida por Octavia Spencer, continua a assumir um papel ativo na resolução dos casos, com diálogos bastante fortes (e credíveis) com as personagens que vão surgindo. Também o mistério é bem desenvolvido e tem a capacidade de surpreender.