«The Persian Version» é uma combinação muito eficaz entre o cinema de espírito independente e a arte de saber contar uma bela história. O filme cruza três gerações, dois países, duas culturas dispares e um segredo que divide a relação entre mãe e filha no seio de uma família nova-iorquina oriunda do Irão. É uma obra de identidade que reflete a comunidade persa em Nova Iorque e inverte as perspetivas, por vezes negativas, conectando-se a esta comunidade.
A história viaja dos anos 1960 no Irão para os anos 1980 em Nova Iorque e depois para actualidade na Big Apple. O que conecta estes três tempos narrativos é o relato de sobressaltos de Leila (Layla Mohammadi), a sua mãe Shireen (magnífica interpretação de Niousha Noor) e da sua avó (Bella Warda) que partilha o segredo dos pais de Leila no Irão. Realce também para a interpretação cheia de sensibilidade de Kamand Shafieisabet como a jovem Shireen. Um dos aspectos que salta à vista (além do elenco) é a qualidade da direcção de produção que criou “cápsulas temporais” onde sentimos que viajamos para lugares diferentes e épocas distintas. É um filme que nos envolve não só com o seu argumento, mas também a espontaneidade do seu humor e os rasgos de imaginação.
«The Persian Version» é um trabalho com total mérito da argumentista e realizadora Maryam Keshavarz. Ela baseou esta comédia dramática nas suas experiências pessoais num grande tributo à resiliência das mulheres iranianas. Talvez por lidar com um tema tão próximo, Maryam Keshavarz assinou a sua melhor realização e apresentou todo o seu potencial.
«The Persian Version» foi um grande sucesso no mercado negro no Irão, é uma das grandes surpresas em termos de estreias pela sua energia, fulgor e alegria perante a sombra de um regime opressivo, especialmente face às mulheres. É uma pena que este filme não tenha estreado em sala em Portugal sendo que é uma estreia exclusiva e imperdível na TVCine.
Título original: The Persian Version Realização: Maryam Keshavarz Elenco: Layla Mohammadi, Niousha Noor, Kamand Shafieisabet Duração: 107 min. EUA, 2023

