«Os Mercen4rios» é uma saga que é um best-of dos heróis do cinema chunga sob o comando de Sylvester Stalonne. E mesmo a aproximarem-se do seu prazo de validade, estes figurões mostram que ainda estão aí para as curvas. A injecção de vitalidade, no quarto tomo, faz-se sob a forma de Megan Fox e Jason Statham. O filme pertence ao britânico que é provavelmente o actor mais popular de cinema de acção do século XXI, fiável com os punhos e fatal com as suas one-liners. É mais um “The Jason Statham Show” e os fãs agradecem a pés juntos na sua quarta estreia nos cinemas em 2023 após «Operação Fortune: Missão Mortífera», «Velocidade Furiosa X» e «Meg 2».

A história de «Os Mercen4rios» é um no-brainer que envolve uma trama onde se procura capturar um invisível mestre do crime que durante anos sabotou as operações da equipa de mercenários. O grupo converge-se num navio onde o destino do mundo está em jogo e só os nossos heróis podem salvar o dia (Ámen). A missão torna-se uma emboscada e um exército de dois homens composto por uma carta fora do baralho (Jason Statham) e o seu side-kick (mais uma “lenda”: Tony Jaa de «Ong-bak – O Guerreiro») vão resgatar o restante gang de mercenários enquanto partem a louça toda.

«Os Mercen4rios» é o capítulo menos ambicioso da série, a narrativa é semelhante às anteriores, com um cenário hermético, acção a rodos e regado de humor tosco. O filme é um reencontro com uma mão cheia de heróis chunga que eram verdadeiros blockbusters nos idos tempos dos clubes de vídeo. Esperem por um cardápio recheado de ossos partidos e queimaduras de vários graus.

Jason Statham e 50 Cent interpretam os personagens menos caricaturados. Stalonne está em modo de viagem nostálgica e Tony Jaa surge no seu melhor, regressa ao passado a distribuir pontapés a torto e a direito. Os restantes actores estão iguais a si próprios, com a simpática ressalva do humor do personagem de Dolph Lundgren a brincar com o peso da idade.

Não podemos esquecer que os efeitos especiais deste filme tiveram o dedo tuga da Nu Boyana Portugal, um estúdio VFX de Braga. O filme cumpre a missão no âmbito da acção, efeitos especiais, explosões e coreografias de luta numa obra que tem a artilharia pesada do género. Ninguém compra um bilhete para «Os Mercen4rios» sem saber o que o espera – para que não restem dúvidas: é um festival de porrada.

Sylvester Stalonne é uma velha raposa que infelizmente nunca teve o crédito que lhe é devido. Sly habilmente cedeu o palco a Jason Statham que se assume como uma figura que faz lindamente a transição entre o passado, presente e futuro do cinema de pancadaria. No campeonato da nostalgia, do tiro e da porrada «Os Mercen4rios» é autêntico.

Título original: Expend4bles Realização: Scott Waugh Elenco: Jason Statham, 50 Cent, Megan Fox, Dolph Lundgren, Tony Jaa, Andy Garcia, Sylvester Stallone Duração: 103 min. EUA, 2023

[Crítica originalmente publicada a 22 de Setembro, 2023 ]

OS MERCEN4RIOS
18 de julho | 21h30 TVCine Top

ARTIGOS RELACIONADOS
What Happens Later

Meg Ryan realizou, co-escreveu e interpretou um romance melancólico desenrolado totalmente no terminal de embarque e com uma voz omnipresente Ler +

This Time Next Year 

«This Time Next Year» é um romance em que o azar tem uma razão para existir. Uma vida inteira de Ler +

O Jardineiro

«O Jardineiro» parece ser uma solução perspicaz para fazer um filme repleto de acção e muitas gargalhadas ao reinventar e Ler +

Especial DocLisboa 2025 – TVCine

De 13 a 17 de outubro, o TVCine Edition associa-se ao DocLisboa e, em antecipação da edição de 2025, traz Ler +

Especial Clássicos: Luís Buñuel – ciclo TVCine

Em outubro, o TVCine Edition celebra um dos maiores mestres do surrealismo cinematográfico: Buñuel. Ao longo de quatro sábados – Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.