«Origin – Desigualdade e Preconceito» foi inspirado no livro bestseller “Castle: The Origins of Our Discontents”, o filme acompanha a notável vida e obra da jornalista e escritora Isabel Wilkerson, vencedora do Prémio Pulitzer, que acede em investigar um caso de racismo nos EUA, para descobrir algo que vai muito além: o fenómeno global da casta e como ela distorce as sociedades, semeando a divisão e o ódio entre os seres humanos.

Realizado por Ava Duvernay, «Origin – Desigualdade e Preconceito» segue a escalada da investigação da jornalista e autora Isabel Wilkerson após esta sofrer uma das maiores perdas da sua vida. Convencida de que o holocausto e a segregação racial dos Estados Unidos estão de alguma forma relacionadas, a investigadora vai atrás das histórias onde elas foram vividas, sempre reunindo provas e pistas que a levam um pouco mais à frente na sua tese.

Nomeado para o Leão de Ouro de Melhor Filme Festival de Veneza 2023, «Origin» alimenta o nosso espirito de curiosidade de saber o que se passou em várias épocas e sociedades, mas acima de tudo mostra-nos o quão a humanidade tem errado na ausência daquilo que melhor nos define como seres humanos: a capacidade de criar empatia e de amar, vendo o outro, como ele é, para além da raça, género, estatuto.

Ava Duvernay vai alimentando com imagens de época todas as fases da história citadas por Isabel, criando ao mesmo tempo uma relação com a vida de Isabel, que num momento de luto e perda, encontrou o rumo e o propósito para escrever o livro que se tornaria um bestseller e que viria a impactar tantas vidas.

Com um olhar muito terno e amoroso sobre as relações familiares e as suas raízes, a realizadora espelha aquilo que nos falta enquanto raça humana. Aunjanue Ellis-Taylor é simplesmente incrível, guiando-nos por esta sua grande viagem, enquanto carrega a dor das suas próprias perdas, para nos entregar uma mensagem que ainda hoje se faz sentir, infelizmente, em tantas geografias e sociedades. Uma humanidade assente no pressuposto de que existem raças ou castas superiores a outros é uma humanidade dentro de uma jaula, sem a verdadeira liberdade: a de ser quem és, sem que ninguém defina o grau de hierarquia. «Origin – Desigualdade e Preconceito» vai envergonhar-nos e magoar-nos, mas, e como afirma Isabel durante uma apresentação do seu livro, só enfrentando os traumas os podemos vencer. E só num mundo sem “castas” poderemos ser efetivamente livres.

Título original: Origin Realização: Ava Duvernay Elenco: Aunjanue Ellis-Taylor, Niecy Nash-Betts, Jon Bernthal, Vera Farmiga, Nick Offerman, Victoria Pedretti Duração: 141 EUA, 2023

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº107, Junho 2024]

https://www.youtube.com/watch?v=j0BWAgnXK3c&t=6s

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.