O cinema sempre teve essa capacidade maravilhosa de nos fascinar, fazer viajar no tempo e descobrir novos planos existenciais. «Obcecada pela Luz», da plataforma Filmin, é para muitos uma esplendorosa revelação de Loïe Fuller, uma artista e pioneira que poderia ter ficado esquecida nas voltas da história, mas graças ao seu talento, o seu génio artístico perdura para sempre. O filme é uma conjugação da sua frenética história de vida, o engenho por detrás das suas performances e coreografias angelicais e os efeitos especiais na mistura entre a luz e o elemento químico (o rádio [Ra]). Ficamos siderados perante a riqueza das imagens de arquivo – são extraordinárias –, estamos a falar de uma artista do advento do século XX e do próprio cinema. Loïe Fuller era amplamente admirada e amiga de muitos grandes artistas da época. O filme menciona algumas citações dos gigantes que presenciaram os espetáculos de Loïe Fuller, por exemplo, Jean Cocteau e Auguste Rodin.
As suas performances, que podem ser vistas neste filme, eram atmosféricas e belas, transmitindo um sentimento abstrato que vai ganhando outra dimensão com a utilização da luz e, mais tarde, da sombra. Loïe Fuller era muito mais do que uma dançarina. Devido às muitas imitações nos EUA, ela estabeleceu-se internacionalmente sobretudo em Paris e Berlim na altura do apogeu das artes na cidade Luz, coincidindo também com a exposição mundial de 1900.
O filme foi realizado pela dupla Sabine Krayenbühl e Zeva Oelbaum («Letters from Baghdad», 2016). É um trabalho monumental não só de pesquisa, realização, argumento e montagem. «Obcecada pela Luz» é um documentário extremamente luminoso e bem executado que nos dá a ver a arte e inovação de Loïe Fuller (narrada por Cherry Jones). A obra também apresenta artistas contemporâneos (pintores, escultores, designers, coreógrafos, músicos) que se inspiram e replicam essa mesma arte criada por Loïe Fuller passados mais de 100 anos.
Título original: Obsessed with Light : Realização: Sabine Krayenbühl, Zeva Oelbaum Documentário Duração: 90 min. 2023, EUA