Nas asas da imaginação chega-nos uma das grandes obras de animação de 2024. «O Imaginário» é uma estreia Netflix do estúdio japonês Ponoc. Ao assistirmos ao filme associamos rapidamente a matriz narrativa, os temas, o desenho à mão e os rasgos de criatividade ao universo Ghibli e a um dos seus fundadores, Hayao Miyazaki. O estúdio Ponoc foi criado em 2015 por Yoshiaki Nishimura, um ex-produtor de cinema da Ghibli e vários animadores da Ghibli transitaram para esta nova produtora de animação. Sendo o caso do realizador Yoshiyuki Momose, que participou nas produções de «A Princesa Mononoke» ou «A Viagem de Chihiro».
«O Imaginário» é baseado no homónimo livro infantil britânico de A.F. Harrold sobre Amanda e o seu amigo imaginário. A ação segue uma lógica onde as crianças criam amigos imaginários para preencherem uma lacuna na sua vida. Amanda e Rudger, o seu amigo invisível, têm um compromisso: nunca desaparecer, nunca chorar e protegerem-se um ao outro. O antagonista do filme é alguém que é um caçador de imaginários. Quando Amanda tenta salvar Rudger, é atropelada por um carro, sob o risco de se separarem para sempre e sob a ameaça do vilão, o pequeno imaginário vai lutar para salvar a sua amiga e não vai estar só… A história abre mais um fascinante capítulo e aumenta a parada deslumbrando os espectadores ao trazer novos amigos que vão auxiliar na derrota do mal e resgatar a sua amiga do coma.
É uma grande aventura em termos visuais e temáticos onde não há limites para a criação de novos mundos fantásticos. A narrativa também tem fronteiras bem definidas e o filme vai-nos envolvendo nas regras, nos intervenientes e nos limites desse universo, mas é no desafio dessas convenções que Rudger vai salvar Amanda e os restantes imaginários.
O cenário de uma vila britânica aliada à animação feita à mão traz consigo um efeito nostálgico em relação às grandes obras de animação japonesa do presente e do passado. Os cenários são ricos em detalhe e os personagens são encantadores – apetece abraça-los –, até mesmo o vilão e o seu side-kick têm um charme sinistro e intemporal.
Os outros dois lançamentos do estúdio «Ponoc Mary e a Flor da Feiticeira» (2017) e «The Modest Heroes of Studio Ponoc» (2015) também estão na Netflix. «O Imaginário» é uma joia da animação à espera de ser descoberta.
Título original: Yaneura no Rajâ Título internacional: The Imaginary Realização: Yoshiyuki Momose Elenco: Kokoro Terada, Rio Suzuki, Riisa Naka, Issei Ogata Duração: 106 min. Japão, 2023