O Disney+ lançou em março o mistério whodunit «Morte e Outros Detalhes». A série, protagonizada por Violett Beane e Mandy Patinkin, narra a investigação de um homicídio num cruzeiro de luxo.

Longe vai o tempo em que Rufus Cotesworth (Mandy Patinkin) era um detetive privado de sucesso. Atualmente, vive de memórias antigas e autoelogios, na criação de uma imagem que pouco ou nada correspondente à realidade, pelo menos aparentemente. Já Imogene (Violett Beane) é uma jovem impulsiva, sempre pronta para uma lição de moral e a defesa das causas justas, ainda perseguida pelo mistério por resolver em torno do assassinato da sua mãe. Caso esse que Rufus não foi capaz de solucionar, há vários anos.

Quando um homem rico e prepotente é assassinado a bordo de um cruzeiro, com o foco inesperadamente em Imogene, está estabelecido o mistério que vai guiar as relações e os episódios seguintes. Com tantos suspeitos e storylines inconclusivas, quem teria mais motivos para pôr fim à vida do convidado?
Num mistério ao estilo Agatha Christie, em que todos são culpados e nada é o que parece, «Morte e Outros Detalhes» tem um argumento simples, com personagens estereotipadas, numa análise de classes, com um intenso comentário e crítica social. Embora bastante penalizada pela crítica e pelo público, o que resultou rapidamente no cancelamento da série, esta não deixa de ser uma história interessante, também pelo desafio apresentado ao espectador de estar atento aos detalhes. Terá a audiência a resposta primeiro que a dupla improvável?

Nesta criação de Heidi Cole McAdams («The 100») e Mike Weiss («Chicago P.D.», «O Mentalista»), nada é o que parece e, ao mesmo tempo, tudo é o que parece. Por um lado, o enigma principal vai tendo alguns twists pelo caminho e revelando segredos do passado; por outro lado, a ação criada vai ao encontro da estrutura habitual deste tipo de mistérios, aproximando-se da previsibilidade.

Embora nem sempre haja motivação para assistir a uma série que não terá continuidade, «Morte e Outros Detalhes» acaba por merecer uma oportunidade por resultar numa experiência divertida. Com narrador e várias dicas pelo caminho, a série constrói uma experiência mais interativa e exige a atenção do espectador, enquanto o engana e ajuda, simultaneamente.

https://www.youtube.com/watch?v=YIn-D8FVvwA

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.