Metropolis 99

Metropolis 99

A rentrée de cinema acontece com uma programação muito diversificada que permite reencontrar cineastas consagrados e descobrir narrativas recompensadoras ou inovadoras. Alguns desses filmes foram vistos pela equipa da METROPOLIS no Festival de Cannes, em maio passado, e mais recentemente nos festivais internacionais de Veneza e San Sebastian – nesta edição dedicamos particular atenção às estreias mais cativantes desses dois festivais realizados em
setembro.

O especial deste número 99 assinala o regresso de Martin Scorsese com «Os Assassinos da Lua das Flores», uma ficção dedicada ao genocídio da nação indígena Osage, com produção de uma plataforma doméstica e que após a estreia mundial no Festival de Cannes beneficia de uma ampla distribuição em sala de cinema. Neste outono, os espectadores portugueses ainda podem descobrir nos cinemas os mais recentes filmes de Nanni Moretti, Woddy Allen e Pedro Almodóvar.

A produção nacional procura encontrar o seu espaço através de duas propostas totalmente distintas e que são apresentadas através de entrevistas com os seus realizadores: «A Sibila» marca a estreia de Eduardo Brito na realização de uma longa-metragem, adaptando a obra de Agustina Bessa Luís, e «Pátria» é um filme que reforça a capacidade de Bruno Gascon explorar narrativas contemporâneas que suscitem o interesse de um público mais diverso.

Após um verão marcado pelo fenómeno ‘Barbenheimer’ está na altura de olhar para um cartaz mais diverso e que desperta a nossa atenção para filmes diferentes.

TIAGO ALVES

Artigos recentes