OS DESCENDENTES

OS DESCENDENTES

«Os Descendentes» é um arquipélago de humanidade que possui uma interpretação em alta de George Clooney e a melhor realização da carreira de Alexander Payne, baseado no romance homónimo de Kaui Hart Hemmings (livro publicado pela Editorial Presença). Trata-se de um drama familiar desenrolado no paraíso na Terra, também conhecido como Havaí, um lugar onde é difícil contemplar a morte ou grandes depressões, na história de um homem e as mulheres da sua vida. Curiosamente, o director de fotografia não nos apresenta a ilha como uma versão de «Lost – Perdidos» ou «Hawai – Força Especial», séries televisivas que utilizaram as ilhas havaianas como pano de fundo, pois neste caso os cenários naturais estão nebulados e as cores naturais esvaem-se no cinzento que abate sobre estes protagonistas.

O protagonista, interpretado por George Clooney, é confrontado pelo estado de coma profundo da sua esposa. Um pai e um marido sempre ausente, ele agora tem de assumir os seus deveres ao enfrentar uma situação singular e dramática. As duas filhas, Scottie (Amara Miller), a mais nova e totalmente eléctrica, e Alexandra (Shailene Woodley), a mais inconstante, tornam-se o seu porto de abrigo numa viagem para enfrentar a verdade do seu casamento e reencontrar-se com o legado, a descendência e os códigos que (re)definem uma família. A música (as baladas havaianas) e o figurino têm um papel fulcral nesta viagem às emoções que estão em jogo.

George Clooney não se livra de ser uma estrela mediática, mas por detrás dos holofotes está um grande actor que prova novamente os seus créditos com uma interpretação genuína que tem o seu maior segredo na forma natural como representa este papel. Alexander Payne é um realizador de actores e o restante elenco está muito bem dirigido, atingindo um perfeito equilíbrio melodramático. Este é um drama com boas vibrações com interpretações de primeira água e sem momentos em falso onde os acontecimentos são abordados de forma sóbria com rasgos de humor (normalmente a cargo das intervenções fora de tempo do namorado da filha mais velha, num sinal mais para Nick Krause).

«Os Descendentes» é muito mais do que uma gota de água no oceano de estreias cinematográficas. Vale a pena descobri-lo.

Título original: The Descendants Realização: Alexander Payne Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Nick Krause, Robert Forster Duração: 115 min. EUA, 2011

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº0, Junho 2012]