Nas noites de 24 e 25 de fevereiro, os Canais TVCine apresentam a estreia em Portugal de dois documentários que ecoam a presença portuguesa em Moçambique e na Mauritânia. Na primeira sessão surge À Mesa Da Unidade Popular, obra de Camilo de Sousa e Isabel Noronha que reflete sobre o período moçambicano pós-independência, e que se reveste de particular relevância face ao atual contexto político moçambicano. Naçara Uma E Outra Vez, de José Nascimento e Ana Pissarra, fecha a programação especial com um testemunho dos vestígios culturais deixados por Portugal na Mauritânia. Especial Documentários Em Português, a não perder nos dias 24 e 25 de fevereiro, em exclusivo no TVCine Edition e no TVCine+.
À Mesa Da Unidade Popular | Estreia dia 24 de fevereiro, segunda-feira, às 23h15, em exclusivo no TVCine Edition e no TVCine+
A Mesa da Unidade Popular fazia parte da mobília que, no período pós-independência, o Estado moçambicano pretendia atribuir às famílias. Neste documentário, que hoje se reveste de particular relevância face ao atual contexto político moçambicano, Camilo de Sousa e Isabel Noronha revisitam o processo de construção de uma Nação e a utopia de uma sociedade mais justa. Depois da estreia mundial no IndieLisboa 2024, À Mesa Da Unidade Popular venceu o prémio de Melhor Documentário no Festival Caminhos do Cinema Português.
Naçara Uma E Outra Vez | Estreia dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 22h40, em exclusivo no TVCine Edition e no TVCine+
Uma jovem mulher portuguesa atravessa a República Islâmica da Mauritânia na pista de um distante avô. Percorre rotas nomeadas em 1547, quando João Fernandes atravessou o deserto do Saara medieval para alcançar as míticas e douradas cidades de Ouadane e Chinguetti. A mulher viaja também em 1547, pelo calendário da Hégira, o que lhe parece auspicioso. Mas é confrontada por uma cultura diferente da sua e que guarda, na tradição oral, as alianças e as disputas com os portugueses medievais, encontros que as tribos atuais não esqueceram. “Um documentário onírico sobre os vestígios culturais deixados por Portugal na Mauritânia” (Cinemateca Portuguesa) da autoria de José Nascimento e Ana Pissarra.
ESPECIAL DOCUMENTÁRIOS EM PORTUGUÊS
24 e 25 de fevereiro | A partir das 22h40 no TVCine Edition

