No sábado, 4 de outubro, às 21h30, a Casa da Cultura de Góis acolhe a primeira de três sessões gratuitas do ciclo “Cinema e Igualdade”, programado pela Casa do Cinema de Coimbra. «O Acontecimento» (2021), de Audrey Diwan, abre a série de exibições no município, que segue com «Eu, Daniel Blake» (2016), de Ken Loach, a 18 de outubro, e encerra com «Parto sem Dor» (2020), de Maria Mire, a 25 de novembro.

Baseado no romance homónimo semibiográfico de Annie Ernaux, o filme de abertura acompanha uma estudante confrontada com uma gravidez indesejada na França dos anos 60, quando o aborto era criminalizado. “A narrativa explora o dilema de Anne, determinada a pôr fim à gravidez, na sua busca desesperada por ajuda”, descreve a sinopse de «O Acontecimento», segunda longa-metragem da realizadora francesa Audrey Diwan.

O drama «Eu, Daniel Blake», do cineasta inglês Ken Loach, dá continuidade à mostra no dia 18 de outubro, também às 21h30. A obra apresenta-nos ao protagonista de 59 anos, impedido de trabalhar por motivos de saúde, que enfrenta a máquina burocrática do Estado em busca de subsistência. Entrelaçando-se com a vida de Katie, mãe solteira em dificuldades, a história expõe as desigualdades e injustiças do sistema social britânico.

Finalmente, a figura de Cesina Bermudes, pioneira da obstetrícia em Portugal e defensora dos direitos das mulheres, inspira a última projeção do programa, prevista para 25 de novembro, em horário a anunciar nos canais dos organizadores. «Parto sem Dor», curta-metragem de Maria Mire, cruza memória, intimidade e gesto político para evocar solidariedade e resistência, tanto no espaço privado como no espaço público.

Com entrada livre, o ciclo “Cinema e Igualdade” dedica-se a um dos princípios basilares da democracia contemporânea e assinala o Mês da Igualdade na Casa da Cultura de Góis. Temas urgentes e universais demonstram o papel ativo do cinema enquanto espelho, memória e ferramenta de debate, convidando o público a refletir sobre liberdade, diversidade e justiça social.

Ao promover esta atividade fora da sua sede, a Casa do Cinema de Coimbra reforça a sua presença regional e o compromisso em aproximar a cultura cinematográfica de diferentes comunidades.

Ciclo “Cinema e Igualdade” — Casa da Cultura de Góis

Sábado, 4 de Outubro, 21:30

Sábado, 18 de Outubro, 21:30

Terça-feira, 25 de Novembro, 18:30

  • «Parto sem Dor» (Maria Mire; 2020; Documentário; 21’)
ARTIGOS RELACIONADOS
Quatro sessões especiais celebram produções portuguesas na Casa do Cinema de Coimbra

Na semana de 9 a 15 de outubro, a programação da Casa do Cinema de Coimbra apresenta quatro sessões especiais Ler +

Filme sobre Natália Correia traz realizadora e atores à Casa do Cinema de Coimbra

«A Mulher Que Morreu de Pé», documentário ficcionado sobre a escritora açoriana Natália Correia, é apresentado pela realizadora Rosa Coutinho Ler +

Cinema ao ar livre em Quiaios com a Casa do Cinema de Coimbra

No dia 17 de agosto, às 21h30, o Parque de Merendas da Praia de Quiaios transforma-se numa sala de cinema ao Ler +

Obras de Wim Wenders em destaque na Casa do Cinema de Coimbra

Em celebração do 80.º aniversário e da carreira de Wim Wenders, a Casa do Cinema de Coimbra promove, a partir Ler +

O Verão da Criança regressa à Casa do Cinema de Coimbra com bilhetes a 3€

Em parceria com a União de Freguesias de Coimbra, a Casa do Cinema de Coimbra volta a acolher a iniciativa Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.