Todos os Santos de Newark

Todos os Santos de Newark

Todos os Santos de Newark

Quando se fala nas melhores séries de sempre, é inevitável: «Os Sopranos» há-de aparecer algures na lista. As seis temporadas da série foram um enorme sucesso para a HBO e tinham como foco a vida do chefe da máfia Tony Soprano. Chegou agora o momento de sabermos o que fez com Tony se tornasse num dos maiores gangsters da sua região.

«Todos os Santos de Newark» é, por isso, uma prequela da produção televisiva e aborda os conflitos raciais entre negros e italianos em Newark, Nova Jérsia, em 1967. É neste contexto que cresce Tony Soprano, agora interpretado por Michael Gandolfini, filho de James Gandolfini, que representou Tony na série, e que faleceu em 2013.
Michael nasceu no mesmo ano em que «Os Sopranos» estreou, em 1999, pelo que demorou muitos anos a ver algum episódio, devido às cenas mais explícitas da narrativa. O ator confessa que “a parte mais difícil de todo este processo foi ver a série pela primeira vez. Foi um processo intenso. Porque, como ator, tive de observar a pessoa que criou o papel, procurar maneirismos, voz, todas aquelas coisas que teria de reproduzir. Mas depois também estaria a ver o meu pai”. Gandolfini revelou que ter aulas de representação ajudou-o no processo de lidar com a perda, sendo que o seu papel mais importante até agora foi na série «Deuce».

O ator contou que «Todos os Santos de Newark» é “uma história de origem através do olhar de Dickie Moltisanti, pai de Christopher. O Tony Soprano que conhecemos tem uma bela vulnerabilidade interior e um exterior duro, mas e, se virarmos isso do avesso, e virmos uma criança criativa, esperançosa, amável e curiosa a ser reduzida e formada no que tem de ser?”

«Todos os Santos de Newark» é realizado por Alan Taylor, que também foi o responsável por vários episódios da série, pelo que conhece bem aquele universo e personagens, que agora surgem em versões mais novas. O criador, David Chase, é produtor e argumentista do filme, juntando-se, ainda, Lawrence Konner. O elenco é recheado de nomes sonantes, entre os quais Alessandro Nivola, Leslie Odom Jr., Jon Bernthal, Corey Stoll, Ray Liotta e Vera Farmiga.

Todos os Santos de Newark» estreou em Portugal em VOD (video on demand)