The Regime

The Regime: Kate Winslet e a ditadura dos outros

The Regime: Kate Winslet e a ditadura dos outros

Kate Winslet é a MVP na mais recente aposta da HBO Max, «The Regime». A série ilustra a tensa realidade de um país fictício, da Europa central, que vive em ditadura. Esta é uma criação de Will Tracy, que já venceu seis Emmys (três deles com «Succession»).

Na senda de outras séries sobre distopias políticas, «The Regime» retrata a realidade de um país europeu, onde a líder é a Chanceler Elena Vernham (Kate Winslet). Com uma postura rígida e autoritária, a mulher decide os destinos do país com base na força e nos desígnios dos conselheiros que a rodeiam. Tal leva a que, nomeadamente a nível da política externa, se vergue aos interesses de forças mundiais como os Estados Unidos. No entanto, a aparente estabilidade é destruída quando, certa noite, Elena vê a sua segurança ameaçada e fica ainda mais paranoica.

The Regime

Herbert Zubak (Matthias Schoenaerts) é um destacado militar, visivelmente instável, que é contratado para cumprir uma tarefa bastante peculiar. Seguir Elena e indicar os níveis de humidade no ar, à medida que a Chanceler se desloca para novos espaços. Perante a pressão do alto preço a pagar por errar, o homem vive em constante terror, até ao momento em que tem um erro de análise que parece anunciar a sua desgraça. Mas, inesperadamente, a sua sorte muda…

Zubak torna-se o principal conselheiro da Chanceler, tendo um papel ativo na sombra da ditadora. Cada vez mais frágil e assustada com tudo, a líder torna-se praticamente inútil e, embora inicialmente se tenha mostrado indestrutível, a verdade é que a sua fraqueza se revela quase infantil. Uma abordagem crítica, ativa e cómica da figura da autoridade que, com todo o poder à sua mercê, não sabe o que fazer com ele. É uma verdadeira performance da imbecilidade, em que o jogo de poder vira um teatro de marionetas quando ocorre uma jogada imprevista e alguém surge das sombras para assumir o controlo.

O maior trunfo é mesmo Kate Winslet, que se volta a assumir como uma intérprete versátil e com uma considerável amplitude de emoções, o que facilita a leitura da audiência relativamente à sua personagem. Com um elenco de luxo, onde se incluem ainda nomes como Andrea Riseborough, Guillaume Gallienne, Hugh Grant e Martha Plimpton, entre outros, «The Regime» é uma série que resulta na sua teoria e na sua execução. Apresenta um argumento bem sustentado e uma realização sóbria (de Stephen Frears e Jessica Hobbs), que cria um ambiente tenso e opressor, ao mesmo tempo que o desconstrói com recurso ao humor e à caricatura da líder toda poderosa para o exterior mas que, aos olhos do espectador, se revela inútil.

«The Regime» estreou na HBO Max dia 4 de março, tendo um novo episódio semanalmente.