“Ospina Cali Colombia”, documentário realizado por Jorge de Carvalho, estreia nas salas de cinema portuguesas a 26 de setembro.
Este filme centra-se num encontro em Lisboa entre Jorge de Carvalho e o célebre realizador colombiano Luis Ospina (1949-2019), um ano antes do seu falecimento. O filme leva o espectador a uma viagem profunda pela vida e pela prolífica filmografia de Ospina. Aqui, ele partilha as suas reflexões pessoais sobre o cinema e sobre a história recente da Colômbia, estigmatizada pela violência, pobreza, instabilidade política, corrupção e narcotráfico.
“Este filme é uma homenagem a Luis Ospina, um realizador ainda hoje pouco conhecido internacionalmente. Um tributo ao cineasta, mas antes de tudo, ao homem e à sua visão idiossincrática do mundo. Aproveitei a vinda do Luis a Lisboa, no contexto da retrospectiva da sua obra na edição de 2018 do festival Doclisboa, para fazer um documentário que integrasse uma conversa, que transmitisse objetivamente uma ideia do seu trabalho e da sua vida, e refletisse também o seu pensamento crítico sobre o cinema, as suas convicções políticas e a sua leitura histórica da Colômbia, que acaba por ter elementos em comum com outras nações da América Latina. A matriosca do título poderia assim ser “Ospina, Cali, Colômbia, América Latina’. Procurei conjugar tudo isso com passagens de filmes da autoria de outros e, na maioria, do próprio Luis Ospina, e ainda momentos das suas intervenções públicas durante o festival. Norteou a minha escolha das imagens a vontade de ilustrar os temas fundamentais da filmografia do Luis, o seu estilo, o carácter intrinsecamente colombiano, mas também conceitos singulares deste autor como “porno-miséria”, “documentário como pesca”, “ficção como caça” ou “cinema como autobiografia”.” afirma o realizador Jorge de Carvalho.
Depois da estreia na última edição do DocLisboa, “Ospina Cali Colombia”, já foi apresentado numa dezena de festivais de cinema por todo o mundo, como na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no FICCALI – Cali International Film Festival, no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, no Festival Cinematográfico de Uruguai ou BAFICI, e estreou comercialmente no Brasil, Reino Unido, Uruguai e Argentina.