The Right Stuff Disney

Os Eleitos: Da Guerra Fria ao Espaço em Três Atos

Os Eleitos: Da Guerra Fria ao Espaço em Três Atos

«Os Eleitos» aterram amanhã, 9, no catálogo do Disney+, para recriar a preparação de uma viagem histórica ao Espaço. Patrick J. Adams (Suits) e Jake McDorman (Limitless) protagonizam a rivalidade mais marcante desta jornada de união nacional. A Metropolis já viu dois episódios e diz-lhe o que pode esperar.

Em plena disputa com a União Soviética, os Estados Unidos prepararam-se para a corrida das suas vidas: a chegada ao Espaço. No entanto, perante a ameaça soviética, destacada no processo, os americanos sobem a exigência e tentam cumprir em dois anos um avanço espacial que deveria demorar, pelo menos, uma década. Como tal, selecionam os melhores pilotos de teste, que depois têm de superar vários testes físicos e de resistência para bater a concorrência e fazer história.

The Right Stuff Disney

Mesmo sendo um trabalho de equipa, desde cedo se percebe que esta é também uma competição entre os envolvidos. Todos querem ser o primeiro homem a chegar ao Espaço, um feito que seria memorável e os eternizaria. John Glenn (Patrick J. Adams) e Alan Shepard (Jake McDorman) lideram esta corrida e, apesar de ambos se destacarem pelo talento e audácia, não podiam ser mais diferentes um do outro, sobretudo para os media.

A série «Os Eleitos», produzida pelo National Geographic, é baseada no bestseller The Right Stuff, de Tom Wolfe. Há episódios novos todas as sexta-feiras no streaming do Disney+.

Os Eleitos: uma espécie de Big Brother

Além da componente histórica que marca «Os Eleitos», há também um lado mediático que importa recordar e perceber. Os sete magníficos que são escolhidos, em 1959, para liderar a viagem ao Espaço tornam-se heróis nacionais instantâneos, mesmo sem ainda terem feito nada para o merecer. Entre repórteres, jogos de poder e de charme ou escândalos iminentes, a vida entre a popularidade (e a possível queda) e a missão confunde-se, endeusando o grupo apenas pela promessa de uma conquista nacional e histórica.

The Right Stuff

A fase inicial do estrelato dos astronautas da missão da NASA “Mercury 7” é um mar de rosas, mas, se conhecermos os acontecimentos históricos, sabemos que não vai ser sempre assim. Mais focada na documentação dos factos, a série não deixa de divagar sobre os dramas, profissionais e pessoais, protagonizados pela dupla de protagonistas e pelos seus companheiros, com especial destaque para Gordon Cooper (Colin O’Donoghue).

A trama de «Os Eleitos» pode dividir-se em três linhas narrativas: o “fantasma” omnipresente da Guerra Fria, a promessa do sonho espacial americano e a rivalidade entre John Glenn e Alan Shepard. Tal resulta num formato documental dinâmico, com a ficção a ser o principal catalisador da ação histórica, transformando os pressupostos heróis em humanos. Desfazendo o mito, ainda que não deixe de alavancar os feitos dos EUA como um todo, e do povo norte-americano em particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Arigos recentes