Com novos personagens e mais loucura do que nunca, o Esquadrão Suicida está de volta. Depois de um primeiro filme lançado em 2016 que ficou aquém das expectativas, o grupo de vilões da DC regressa para mais uma missão. A cadeira de realização já não pertence a David Ayer, mas a James Gunn, conhecido pelos filmes Guardiões da Galáxia. Experiência com heróis e filmes de ação não lhe falta, mas agora o cineasta tem ainda mais liberdade criativa. «O Esquadrão Suicida» terá classificação para maiores de 18 anos, ao contrário de alguma restrição dos filmes Marvel. Tal significa que poderemos ver momentos mais sangrentos, o que poderá até passar pela morte de alguns dos personagens principais. Segundo James Gunn, ninguém está a salvo. E há muitos vilões por onde escolher, num elenco verdadeiramente de luxo.
Margot Robbie, Jai Courtney, Joel Kinnaman e Viola Davis estão de volta, mas há também sangue novo, como Idris Elba, Pete Davidson, Michael Rooker, Nathan Fillion, Alice Braga, Sylvester Stallone e, claro, a portuguesa Daniela Melchior. A atriz já deu cartas em produções nacionais, mas tem agora a sua grande oportunidade internacional. James Gunn afirmou que a sua personagem, Ratcatcher II, “é o coração do filme e a Daniela Melchior tem um carisma incrível, coração e emoção, como alguém da Nova Vaga Francesa. É uma verdadeira estrela de cinema”. John Cena também participa na obra e representa o papel de Peacemaker, que terá destaque numa série homónima igualmente realizada por Gunn para a HBO.
Entre os pontos positivos do primeiro filme de David Ayer destaca-se Harley Quinn, interpretada por Margot Robbie, que trará “verdadeira loucura” também para esta nova obra, bem como a “maior cena de ação” escrita por Gunn na sua carreira, como o próprio indicou. O cineasta abordou a questão moral dos personagens, vilões que são recrutados para missões suicidas das quais o mais provável é não sobreviverem: “Julgo que desde o início do primeiro Guardiões que sabemos que, muito provavelmente, no seu coração, Peter Quill é bom, Gamora é bom, Rocket é bom, Drax é bom, mas, em «O Esquadrão Suicida», alguns não são boas pessoas. São pessoas más. É menos sentimental dessa forma. O King Shark é muito menos sentimental do que Groot”. Irreverência sem limites e momentos inesperados são alguns dos ingredientes deste novo filme, que tentará dar uma nova vida aos icónicos personagens da DC.
Título original: The Suicide Squad Realização: James Gunn Elenco: Margot Robbie, Idris Elba, John Cena, Taika Waititi, Joel Kinnaman, Jai Courtney, Sylvester Stallone, Pete Davidson, Viola Davis, Nathan Fillion, Daniela Melchior. Duração: 132 min. EUA, 2021