Uma estrada, inúmeras vítimas e um predador impune durante 30 anos. A história poderosa e contundente do mais famoso violador em série de França, e de um sistema judicial cego aos seus crimes, é a base da aclamada minissérie O Caso do Rio Sambre. “Um importante artefacto de indignação que põe em evidência as falhas institucionais e a misoginia cultural enraizada que deixaram um violador em liberdade durante tanto tempo” (The Guardian), O Caso do Rio Sambre estreia em Portugal dia 20 de janeiro, segunda-feira, às 22h10, em exclusivo no TVCine Edition e no TVCine+.
No final dos anos 80, no Norte de França, mulheres são vítimas de agressões sexuais ao longo da mesma estrada, junto ao rio Sambre – os ataques ocorrem de manhã cedo e com um estilo semelhante. A polícia não consegue perceber a dimensão destas agressões nem estabelecer uma ligação entre os casos. O sistema judicial está sobrecarregado com a acumulação de casos. Serão necessários 30 anos para apanhar um homem que nunca deixou de atacar mulheres e que é responsável por pelo menos 54 casos de violação ou agressão sexual.
Um exame das falhas de uma sociedade e das suas instituições, O Caso do Rio Sambre é contado em seis episódios, cada um na perspetiva de uma personagem diferente envolvida no caso – uma vítima, o juiz, o presidente da câmara, o cientista, o agente da polícia e, finalmente, o criminoso. Acompanhamos a progressão da investigação, juntamente com as suas repercussões, desde os anos 80 até 2018 e o início da era #metoo.
Do realizador vencedor de um Óscar Jean-Xavier de Lestrade (Murder On A Sunday Morning, The Staircase, Laetitia), O Caso do Rio Sambre assume-se como uma “ficção inspirada em factos reais” que tem “o objetivo de prestar homenagem às vítimas”. O argumento é de Alice Géraud e Marc Herpoux, e no elenco encontramos Alix Poisson, Clémence Poésy, Olivier Gourmet, Noémie Lvovsky, Jonathan Turnbull e Pauline Parigot. Uma série dura mas indispensável sobre um sistema que continua a falhar às vítimas, a não perder a partir de 20 de janeiro, pelas 22h10, só no TVCine Edition e no TVCine+.
O CASO DO RIO SAMBRE (MINISSÉRIE)
20 de janeiro | 22h10 TVCine Edition
Foto © WHAT’S UP FILMS / FEDERATION STUDIO FRANCE / VERSUS PRODUCTION / RTBF (Télévision belge) / PICTANOVO – 2023

