Nebraska

NEBRASKA

NEBRASKA

Alexander Payne volta a fazer um “road movie”. Depois de nos ter levado a provar vinhos pela Califórnia em «Sideways», neste «Nebraska» leva-nos pelas estradas dos Estados Unidos numa viagem a preto e branco de um pai na terceira idade, confuso e meio perdido, e de um filho que quer fazer a vontade ao pai (talvez a última).

No filme, as paisagens rurais americanas são tanto uma personagem como a mais central de todas, Woody, interpretado como poucos o poderiam fazer por Bruce Dern. Pela estrada fora, e nas paragens que as personagens vão fazendo, Alexander Payne eleva a fita a outra dimensão por filmar aqueles campos e aqueles raios de sol a preto e branco. Foi por isso mesmo que o realizador quis o seu filme sem cores. Também porque queria um “visual icónico”.

Mas voltemos ao foco a «Nebraska», Bruce Dern. O ator de 77 anos mostra-nos logo na primeira cena, em que um polícia o encontra a vaguear na berma de uma estrada, só pela forma como fisicamente se nos apresenta, que vamos ter uma interpretação do outro mundo. Dern dá a Woody, um homem na terceira idade, frágil e debilitado, que acredita ter vencido um prémio de um milhão de dólares, um retrato estonteante que nos faz rir tanto quanto nos faz ficar tristes.
O prémio que Woody acredita ter vencido na verdade não existe (todos o percebem menos ele) mas, percebendo a importância que o velho pai dá ao seu desejo de ir ao Nebraska levantar o dinheiro, o seu filho David, interpretado pelo ator Will Forte, mais conhecido pelo seu trabalho nos episódios de Saturday Night Live, leva a vontade do velhote até ao fim.

A viagem é atribulada. Leva-nos ao passado de Woody, às relações que teve na cidade onde cresceu, leva-nos também numa busca do filho David por partes da vida do pai que não conhece. E faz-nos olhar para a realidade de uma América que parece ter ficado parada no tempo. Dá-nos ainda a preciosa interpretação de June Squibb, a fazer de mulher de Woody, que nos faz rir em quase todas as cenas em que aparece. Inês Gens Mendes

Título original: Nebraska Realização: Alexander Payne Elenco: Bruce Dern, June Squibb, Will Forte, Bob Odenkirk Duração: 115 min EUA, 2013

[Texto originalmente publicado na revista Metropolis nº18, Março 2014]