A sentida homenagem de Martin Scorsese aos realizadores britânicos Michael Powell e Emeric Pressburger, autores de Os Sapatos Vermelhos, Um Caso de Vida ou Morte e A Vítima do Medo.
A Filmin estreia, em exclusivo no dia 5 de dezembro, Made in England: Made in England: Os Filmes de Powell e Pressburger, de David Hinton, que explora a sentida homenagem de Martin Scorsese ao realizador britânico Michael Powell e ao húngaro Emeric Pressburger, autores de Os Sapatos Vermelhos (1948), e Quando os Sinos Dobram (1946), entre muitos outros.
Realizado por David Hinton, duas vezes vencedor do BAFTA e do Emmy®, o realizador transmite um olhar pessoal e comovente de Martin Scorsese sobre dois dos maiores cineastas do cinema britânico.
Como produtores, argumentistas e realizadores, Michael Powell e Emeric Pressburger criaram alguns dos grandes clássicos da idade de ouro britânica. Nas palavras de Martin Scorsese, os seus filmes eram grandiosos, poéticos, sábios, aventureiros, teimosos, extasiados com a beleza, profundamente românticos e completamente intransigentes. Este filme será uma exploração sem paralelo do seu génio.
Martin Scorsese viu pela primeira vez os filmes de Powell e Pressburger quando era criança, sentado em frente à televisão da família. Quando o famoso logótipo de The Archers apareceu no ecrã, Scorsese recorda: Sabia que se estava perante fantasia, maravilha – a verdadeira magia cinematográfica. Agora, neste documentário, ele conta a sua história de amor ao cinema ao longo seus filmes preferidos, incluindo A Vida do Coronel Blimp, Quando os Sinos Dobram, Os Sapatos Vermelhos e Os Contos de Hoffmann.
Certos filmes estão sempre a passar e vivemos com eles, diz Scorsese. À medida que envelhecemos, eles tornam-se mais profundos. Não sei bem como é que isso acontece, mas acontece. Para mim, esse conjunto de obras é uma presença maravilhosa, uma fonte constante de energia e uma lembrança do que é a vida e a arte.
Scorsese leva o público numa viagem muito pessoal, enquanto conta como, desde tenra idade, foi cativado pelos filmes de Powell e Pressburge, como eles ajudaram a moldar a sua própria produção cinematográfica e como uma amizade posterior com Michael Powell deixou uma marca indelével na sua própria vida.
Com um tesouro de material de arquivo raro das colecções pessoais de Powell, Pressburger e Scorsese, a história do filme é contada através de diários, gravações áudio, filmes caseiros, fotografias pessoais e pelos próprios filmes.
Com base num vasto material de arquivo, Scorsese explora na íntegra a colaboração entre o inglês Powell e o húngaro Pressburger, que prosperaram perante a adversidade durante a Segunda Guerra Mundial, mas que acabaram por ser abatidos pela indústria cinematográfica da década de 1950. Scorsese celebra a capacidade da dupla de criar filmes comerciais subversivos e descreve como os seus filmes influenciaram profundamente o seu próprio trabalho.
O documentário estreia a 5 de dezembro na Filmin.