A 21 de março, o Videoclube Zero em Comportamento disponibiliza o filme que desvenda o percurso oculto do lixo que produzimos, expondo o impacto global dos nossos resíduos.
O Videoclube Zero em Comportamento junta ao seu catálogo mais um exclusivo, o filme de Nikolaus Geyrhalter que segue os vestígios do nosso lixo, revelando não só a nossa capacidade de o esconder de nos desfazermos dos resíduos que criamos.
Lançando luz sobre uma luta interminável para controlar as enormes quantidades de resíduos através de coletores e gestores em áreas remotas e em áreas sobrepopuladas, este documentário único segue os vestígios do nosso lixo por todo o planeta.
Ao longo de quatro anos e de vários continentes, o realizador seguiu o rasto do lixo em cidades, encostas, montanhas e oceanos. Acompanhando o processo desde a recolha, ao transporte e, finalmente, até à eliminação do lixo, Geyrhalter usa uma câmara fixa e deixa que as cenas se reproduzam através de longas sequências em tempo real.
Amplamente reconhecido no circuito internacional, Lixo fora do sítio arrecadou inúmeros prémios de prestígio, destacando-se o Prémio Pardo Verde WWF no Festival de Locarno (2022), o prémio de Melhor Realizador na competição Más Allá do Black Canvas Festival de Cine Contemporáneo, no México (2022), e o galardão de Melhor Documentário de Longa-Metragem no Festival dei Popoli, em Florença (2022).
Um documentário “Fascinante” (Variety) e “requintadamente contido” (The Film Verdict) que alerta para o lixo nas costas marítimas, nas montanhas e no fundo dos oceanos numa viagem hipnótica pelos caminhos dos resíduos humanos.