«Hysteria!» é uma série eletrizante da SkyShowtime, que proporciona uma viagem profunda pela década de 1980, explorando o fenômeno do “pânico satânico” que assolou a América.
O desaparecimento de um estudante popular abala a normalidade de uma pequena localidade, com fortes raízes religiosas e tradicionalmente conservadora. Quando símbolos satânicos começam a surgir, com aparente ligação ao caso, as desconfianças sociais apontam para a existência de um culto satânico, relacionado com sacrifícios sangrentos e práticas grotescas. O contexto atiça o medo e a paranoia, com várias personagens acreditarem que o sobrenatural tomou conta das suas vidas.
Onde muitos veem medo, outros encontram uma oportunidade imperdível. Dylan (Emjay Anthony), Jordy (Chiara Aurelia) e Spud (Kezii Curtis) têm uma banda de Metal, mas estão longe de ser populares ou ter, sequer, fãs. No entanto, o seu estilo obscuro atrai o interesse de alunos proeminentes, como Judith (Jessica Treska), a paixoneta de Dylan, que demonstra muito interesse no oculto. Para agradar à jovem e tentar que a banda cresça, Dylan vai insinuando uma ligação a um culto (ou, pelo menos, não nega) e, quando dá por si, está mesmo envolvido numa espécie de culto.
O clima é de paranoia social: a ação é situada nos anos 80, um período bizarro e turbulento da história americana onde o medo do oculto e do sobrenatural tomou conta das pessoas e das manchetes (e onde o heavy metal desempenha o seu papel). E é este poço de teorias da conspiração que a série explora, combinando suspense e elementos sobrenaturais para criar uma narrativa intrigante. A cinematografia é sombria e envolvente, ajudando a intensificar a atmosfera de mistério e desconfiança, que se instala entre todos. Já a recriação da época é fiel, desde a trilha sonora até ao design de produção, o que resulta numa experiência imersiva e sensorial.
Um dos principais destaques é a mãe de Dylan, Linda (Julie Bowen, a eterna Claire de Modern Family), uma mulher aparentemente comum e estereotipa, que se precipita para uma transformação paranormal. O mesmo se poderá dizer de Tracy (Anna Camp, a lembrar a sua personagem de True Blood), uma fanática religiosa que instiga o medo para reunir a comunidade e banir o demoníaco. O elenco de luxo fica completo com a presença de Bruce Campbell, como agente da autoridade.
As personagens são envolventes, no geral, especialmente os adolescentes que vivem entre o medo e a rebeldia. Mas «Hysteria!» não é apenas uma série de mistério e terror psicológico. A série apresenta uma crítica simples, mas incisiva, sobre como o pânico moral torna as pessoas alvos frágeis e que, portanto, podem ser facilmente manipuladas. Oferece, assim, uma reflexão sobre como o medo e a desinformação podem moldar comportamentos e dividir comunidades… ou mobilizá-las.