Na noite de 10 de outubro, o TVCine Edition apresenta Horizontes de Cabo Verde, uma sessão dupla dedicada a duas obras marcantes do cinema contemporâneo de origem cabo-verdiana. Hanami, de Denise Fernandes, e Sodade, de Ana Sofia Fonseca, exploram temas como a diáspora, a herança cultural e a construção da identidade entre continentes.
Com olhares singulares mas complementares, ambos os filmes oferecem retratos emotivos de experiências cabo-verdianas, seja no reencontro com as raízes, seja na saudade que molda a vida longe do arquipélago.
Entre o documentário e a ficção, entre a intimidade e a história coletiva, Hanami e Sodade celebram a memória e a resistência cultural, num cinema que é ao mesmo tempo pessoal e universal. Sessão dupla Horizontes de Cabo Verde, a não perder no sábado, dia 10 de outubro, a partir das 20h20, no TVCine e TVCine+.
Hanami | Dia 10 de outubro, sexta-feira, às 20h20, no TVCine Edition e no TVCine+
Numa remota ilha vulcânica de onde muitos procuram sair, a pequena Nana aprende a ficar. A mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, partiu logo após o seu nascimento, deixando-a aos cuidados da avó. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada até um vulcão para ser curada. Ali, descobre um mundo suspenso entre o sonho e a realidade. Anos depois, quando Nana é adolescente, Nia regressa.
Primeira longa-metragem da realizadora luso-cabo-verdiana Denise Fernandes, Hanami foi filmado inteiramente na ilha do Fogo, em Cabo Verde. O elenco é composto maioritariamente por não-atores, com Daílma Mendes e Sanaya Andrade a interpretarem a personagem de Nana em criança e na adolescência. Em 2024, o filme venceu os prémios de Melhor Realizadora Emergente e Melhor Primeira Obra no Festival de Locarno, bem como o Prémio Roger Ebert no Festival de Chicago. Já em 2025, foi distinguido como Melhor Longa-Metragem da Competição Nacional no Festival IndieLisboa.
Sodade | Dia 10 de outubro, sexta-feira, às 22h00, no TVCine Edition e no TVCine+
Na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, dois jovens apaixonados, Kevin e Linda, veem a sua relação posta à prova por segredos familiares ocultos que ameaçam separá-los. A sua viagem através do amor, traição e reconciliação reflete as lutas de identidade, migração e lealdade familiar. À medida que o amor de Kevin e Linda floresce, têm de enfrentar a realidade do passado da sua família e as consequências que isso acarreta para o seu futuro.
Realizado por Sarah Grace, cabo-verdiana residente nos Estados Unidos, Sodade é um drama intimista sobre amor, identidade e pertença, que reflete a alma da diáspora cabo-verdiana. Produzido pela TVA – Televisão África, o filme combina talentos locais e internacionais numa história marcada pela saudade, pelos laços familiares e pelos dilemas da migração. Estreado em 2024, conquistou destaque internacional com nomeações no Abuja International Film Festival (Melhor Filme Experimental, Melhor Banda Sonora) e no Ekurhuleni International Film Festival (Melhor Longa-Metragem Internacional).
HORIZONTES DE CABO VERDE
10 de outubro | TVCine Edition