A saga «Star Wars» recuou até aos primórdios retomando uma das personagens centrais dos episódios IV, V VI, a primeira trilogia produzida por George Lucas, entre 1977/1983.
Tal como «Rogue One», estreado em 2016, «Han Solo: Uma História de Star Wars» é um ‘spin off’ desenvolvido a partir do universo temático da série, mas sem qualquer ligação narrativa com os filmes existentes. Apresenta-nos Han Solo, o herói icónico que Harrison Ford desempenhou, mostrando alguns dos momentos da sua juventude, e a forma como cresceu até onde o conhecemos.
Solo é um miúdo desenrascado que encontra sempre uma solução para os diversos problemas. Cresce num contexto de opressão o que aguça a sua capacidade para lidar com situações difíceis. É obrigado a viver em fuga permanente, abandonando o amor da sua adolescência.
O filme tem um espírito do cinema de grande aventura dos anos 80 onde as sequências de ação mais impressionantes não sucedem no espaço e parecem retiradas de um western clássico. Há muita experiência na concretização dessas ideias narrativas, desenvolvidas num argumento da autoria do cineasta Lawrence Kasdan, que escreveu os episódios IV e V da primeira trilogia, e filmadas pelo veterano Ron Howard que foi chamado para substituir uma equipa de jovens realizadores que entraram em divergência criativa com a Disney.
É um regresso ao passado num filme onde a ação não causa ruído no desenvolvimento das personagens principais e que serve para consolidar os traços de personalidade de Solo. Ele é esperto, sedutor, confiante, algo presumido, corajoso e gabarolas. O adolescente e jovem adulto tem uma atitude que corresponde ao piloto destemido que Harrison Ford interpretou.
Mas quem tem memória tenderá a fazer a comparação entre os dois atores e só com muito esforço é que conseguimos esquecer Harrison Ford ou reconhecê-lo em Alden Ehrenreich. O jovem ator é convincente, tem uma pose adequada mesmo que pareça excessivamente representada, mas falha na voz e na aparência. Parece que estamos a ver outra personagem…
Essa desilusão não impede que este episódio seja satisfatório para os espectadores que cresceram com a saga e que gostarão de ver as soluções encontradas para mostrar como é que Han Solo conheceu Chewbacca, o seu companheiro de estrada, e criou uma relação de desconfiança com o tratante Lando Calrissian.
«Han Solo: Uma História de Star Wars» é um episódio fiel às origens da série mesmo que não aproveite toda a potencialidade emocional da história que pretende contar.
Título original: Solo: A Star Wars Story Realização: Ron Howard Elenco: Alden Ehrenreich, Woody Harrelson, Emilia Clarke. Duração: 135 min. EUA, 2018