Em 1961, o carismático Dag Hammarskjöld prepara-se para o seu último ano como Secretário-Geral das Nações Unidas. A Guerra Fria está no pico, com o seu epicentro na recentemente formada República Democrática do Congo e Hammarskjöld assume a missão de criar uma nação pacífica e unificada a partir do caos que foi deixado pela Bélgica. A sua grande missão é a descolonização e a restituição da pátria aos seus habitantes.

Mas a tarefa não vai ser assim tão fácil. Os interesses das grandes potências nos recursos naturais do Congo não vão facilitar a vida do alto representante da ONU e o final pode ser trágico. Em setembro de 1961, ele embarca num avião no Congo para uma última tentativa desesperada de resolver o conflito, naquela que seria a viagem mais perigosa da sua vida.

«Hammarskjöld – Luta Pela Paz» é um registo ficcionado inspirado em factos reais. Nuances da História ganham uma perspetiva por vezes desconhecida do grande público e é isso que os biopics nos trazem. Mas esta visão de Per Fly sobre um “frame” da vida do destemido líder da ONU entre 1953 e 1961 traz-nos muito mais do que a luz sobre momentos reais da História.

Traz-nos um retrato de um homem que Mikael Persbrandt torna apaixonante. Sentimos a sua fragilidade, mas a sua confiança dá-nos segurança; deixamo-nos levar na sua escrita, mas mergulhamos com ele na profundidade da sua tristeza; assistimos ao único reencontro que lhe traz vida, mas sabemos que isso poderá significar a sua “morte” política. Até que ponto as nossas escolhas em prol de muitos, pode significar e compensar a maior perda de todas: a de nós próprios e da nossa essência?

Mikael Persbrandt é irrepreensível neste papel, comprovando a sua versatilidade («Num Mundo Melhor», «Sex Education», «Hobbit») e a cinematografia do norueguês John Christian Rosenlund é de uma simplicidade impactante e bela. O realizador dinamarquês, Per Fly, por seu lado, “oferece-nos” um pouco da história obscura em volta de um momento trágico da vida de Hammarskjöld, mas escolhe focar-se ainda mais no homem escondido sobre a capa de super-herói do secretário da ONU… e ainda bem.

Título Original: Hammarskjöld Realização: Per Fly Elenco: Mikael Persbrandt, Francis Chouler, Cian Barry Duração: 114 min. Dinamarca, 2023

[Texto publicado originalmente na Revista Metropolis nº107, Junho 2024]

Em exibição na Filmin a partir de 6 de março de 2025.

ARTIGOS RELACIONADOS
Secrets – estreia Filmin

Na terça-feira, 29 de abril, a Filmin a estreia exclusivamente da série Secrets. A série de 8 episódios de hora Ler +

CULPADO – INOCENTE – MONSTRO

Seguindo uma longa tradição de escolhas duvidosas na tradução de títulos, o último filme de Hirokazu Kore-eda, «Kaibutsu» (que significa Ler +

Nas Sombras – estreia Filmin

Swann Arlaud (Anatomia de uma Queda) protagoniza este envolvente thriller político sobre uma fraude eleitoral, baseado no livro do ex-primeiro-ministro Ler +

Diamantes – trailer

Um realizador de cinema reúne em sua casa as suas actrizes preferidas. O mote é fazer um filme sobre, de Ler +

Reino de Satanás – trailer

A Filmin estreia dia 3 de abril, o documentário Reino de Satanás, de Scott Cummings, sobre a Igreja de Satanás, Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.