Deep Water

DEEP WATER

DEEP WATER

«Deep Water» é um filme adulto e verdadeiramente íntimo. Assinado por Adrian Lyne, conta com um banho de sensualidade de Ana de Armas e uma paixão sem limites interpretada por Ben Affleck.

«Deep Water» é uma estreia exclusiva para a Amazon Prime Video em Portugal e traz à memória o erotismo de alguns dos filmes mais ousados dos anos 1980. Quando caem os créditos a explicação chega-nos através da pessoa que assinada a “fita”: Adrian Lyne, que regressa à cadeira de realização após uma ausência de 20 anos! Adrian Lyne realizou «Flashdance», «Nove Semanas e Meia», «Atracção Fatal» e «Proposta Indecente», pelo meio tem o filme de culto «BZ – Viagem Alucinante». Goste-se mais ou menos, são tudo filmes obrigatórios dentro do género, com actrizes que ganharam outro estatuto após passarem pela lente do realizador britânico – vejam-se os casos de Jennifer Beals, Kim Basinger, Glenn Close, Demi Moore e mesmo Diane Lane, em «Infiel», de 2002. O mesmo acontece com Ana de Armas em «Deep Water», há um antes e um depois desta performance. Vamos com certeza passar a olhar de outro modo para a actriz cubana.

«Deep Water» relata uma bizarra relação de um casal de Nova Orleães, Vic (Ben Affleck) enriqueceu à custa de uma invenção com um custo moral e casou-se com Melinda (Ana de Armas) uma mulher atraente e promiscua até à quinta casa. O triângulo familiar encerra-se com uma filha precoce de seis anos. O espectador vai descobrindo a relação de compromisso do casal, as fricções e as dinâmicas que movem os intervenientes. O filme tem a capacidade de nos fazer seguir a narrativa ao mesmo tempo que convida o espectador a colocar-se no papel destes personagens e questionar-se sobre a sua própria reacção perante este cenário sobre a moralidade e a identidade.

O filme baseia-se no romance homónimo de 1957 da conceituada autora americana Patricia Highsmith. A adaptação para cinema foi assinada por Zach Helm e Sam Levinson (criador de «Euphoria» da HBO). Este romance já tinha sido adaptado para cinema em 1981 no thriller francês «Eaux profondes», com Isabelle Huppert.

«Deep Water» é ritmado com uma fotografia sedutora de Eigil Bryld, cenários voluptuosos que enquadram uma história de luxuria e amor que se torna obsessivo e fatal. É um filme amadurecido através da inteligência do romance de Highsmith, a adaptação de Levinson com a sua complexidade emocional e moral e dois actores perfeitos para os seus papéis. A encenação está imbuída de paixão, amor e sensualidade.

Título original: Deep Water Realização: Adrian Lyne Elenco: Ben Affleck, Ana de Armas, Tracy Letts, Grace Jenkins Duração: 115 min EUA/Austrália, 2022