[Texto publicado originalmente no site Cinema2000, 29 de Março 2012]

«Comprámos um Zoo!», de Cameron Crowe é baseado numa história verídica. Benjamin Mee (Matt Damon) é um pai que decide criar os dois filhos num ambiente saudável e distante da cidade e das mágoas familiares após a morte da esposa. Matt Damon e Scarlett Johansson (Kelly) protagonizam um melodrama familiar num cenário atractivo de um zoo privado no Sul da Califórnia. Nesse local tenta-se revitalizar os diferentes espaços privados – o zoo e a família. O filme encontra diversos protagonistas, além dos animais, que dão um certo colorido com as suas histórias tendencialmente cómicas. O romance advém da relação adolescente de Dylan Mee com Lily e da relação adulta entre Benjamin Mee (Matt Damon) e a falecida esposa (através da memória dos flashbacks) – o verdadeiro romance do filme – substituído à superfície (talvez pelo mediatismo exterior à obra) pela relação com Kelly (Scarlett Johansson), neste caso desenrola-se o inevitável.

O drama do registo é estabelecido na profunda e conturbada relação familiar do pai com o filho que se encontra desajustado perante a perda. Mais tarde a narrativa força o confronto emocional com a realidade com um contraponto face a uma situação onde se decide a vida e a morte. A personagem de Scarlett Johansson representa alguém que vive apenas para o amor do seu trabalho, talvez pela adaptação dos factos verídicos, tornando-se apenas uma figura paralela ao núcleo familiar com uma narrativa indefinida.

É um filme em lume brando que não deixa marcas, esforça-se em demasia para encontrar o tom mais adequado num zigue-zague entre o drama familiar e a comédia em torno do zoo. Uma obra que parece navegar ao sabor do vento, e por vezes dos acasos, tal como a insensibilidade pós traumática de Benjamin Mee. «Comprámos um Zoo!» é um meio-termo entre um objecto plausível do ponto de vista sentimental mas demasiado programado, em diversas situações e personagens (o irmão contabilista, o fiscal e o tratador inebriado), num claro exercício de tudo aquilo que é expectável.

Título original: We Bought a Zoo Realização: Cameron Crowe Elenco: Matt Damon, Scarlett Johansson, Thomas Haden Church, Elle Fanning, Angus Macfadyen Duração: 124 min. EUA, 2011

https://www.youtube.com/watch?v=I4xGlZmk6tQ
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.