Belfast

BELFAST

BELFAST

Em «Belfast», a ficção é inspirada em factos reais, numa história pessoal de inocência, luta e esperança. O resultado é uma obra inspirada de Kenneth Branagh, com uma narrativa brilhantemente realizada. A história foca-se em Buddy, uma criança que cresce na capital da Irlanda, na companhia da sua família, que tenta encontrar a paz na luta entre católicos e protestantes, no final da década de 1960.

Kenneth Branagh mergulhou nas suas memórias de infância para assinar o argumento e realização de «Belfast». Ao som das músicas do também irlandês Van Morrison, o passado da história é retratado a preto e branco, o que contribui para uma ambiência mais poética. Sem deixar de abordar o conflito entre as diferentes fações, Branagh opta, contudo, por se focar nas pessoas. A escolha é frutífera e passamos a conhecer a intimidade de uma família com laços fortes entre si e que se vê obrigada a tomar decisões para garantir a sua sobrevivência, independentemente da sua posição quanto ao conflito.

O elenco de «Belfast» acompanha a sensibilidade da obra, com a escolha de um jovem ator, Jude Hill, que através da sua espontaneidade e carisma, personifica a inocência de uma criança no meio de uma contenda que, na verdade, pouco lhe diz. Judi Dench e Ciarán Hinds estão brilhantes nas suas interpretações, interpretando o casal de avós carinhosos e sempre atentos ao petiz. De destacar, ainda, os pais, representados por Jamie Dornan e Caitriona Balfe, sobretudo a atriz, que aproveitou bem o potencial da sua personagem.

Delicado e profundo, «Belfast» é um retrato tocante de uma família no meio a uma guerra que lhe trava os passos, sem que nada possam fazer, embora sejam impelidos a tomar uma posição, mesmo que, para tal, tenham de colocar muito em causa, até, por vezes, os seus próprios valores. Ao partilhar com tanto esmero um pouco da sua infância, Kenneth Branagh mostra como a História pode ser contada através de vivências reais. Mais do que isso, mostra também como a ficção pode enriquecer com esse mesmo contributo.

Título original: Belfast Realização: Kenneth Branagh Elenco: Jude Hill, Lewis McAskie, Caitriona Balfe, Jamie Dornan, Judi Dench, Ciarán Hinds Duração: 98 min Reino Unido, 2021