Em janeiro, o TVCine Edition apresenta uma noite dedicada a Alice Rohrwacher, uma das mais interessantes e destacadas figuras do cinema italiano da atualidade. Considerada “uma das verdadeiras poetas do cinema contemporâneo”, com filmes que “exibem um domínio preternatural da arte e da narrativa” (Le Cinema Club), Rohrwacher, nascida em 1981, conta já com uma notável carreira celebrada pelo público e pela crítica, tendo sido várias vezes premiada no Festival de Cannes e nomeada a um Óscar de Melhor Curta-Metragem (Le Pupille). Neste Especial, serão exibidas as suas duas últimas obras de ficção: Feliz Como Lázaro e A Quimera. Dupla O Cinema de Alice Rohrwacher, a não perder na noite de 17 de janeiro, sexta-feira, a partir das 19h50, em exclusivo no TVCine Edition e no TVCine+.

Feliz Como Lázaro | Estreia dia 17 de janeiro, sexta-feira, às 19h50, em exclusivo no TVCine Edition e no TVCine+
Esta é a história do encontro entre Lázaro, um jovem camponês tão bondoso que é muitas vezes confundido com um tolo, e Tancredi, um jovem nobre amaldiçoado pela sua imaginação. A vida na isolada aldeia pastoral Inviolata é dominada pela terrível Marquesa Alfonsina de Luna, a rainha dos cigarros. Um elo de lealdade é selado quando Tancredi pede a Lázaro para o ajudar a orquestrar o seu próprio rapto. Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu o Prémio de Melhor Argumento “ex-aequo” com o filme Três Faces, de Jafar Panahi, Feliz Como Lázaro é protagonizado por Adriano Tardiolo, Alba Rohrwacher, Agnese Graziani, Nicoletta Braschi e Sergi López.

A Quimera | Estreia dia 17 de janeiro, sexta-feira, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition e no TVCine+
Toda a gente tem a sua quimera, algo que tenta alcançar mas nunca consegue encontrar. Para o bando de ladrões de túmulos antigos e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa a reforma e o sonho da riqueza fácil. Para Arthur, a Quimera parece-se com a mulher que perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, Arthur desafia o invisível, procura por toda parte, entra na terra em busca da porta para a vida depois da morte de que falam os mitos. Numa viagem aventureira entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre festas e solidões, desenrolam-se os destinos entrelaçados destas personagens, todas em busca da Quimera. Uma comédia com Josh O’Connor, Carol Duarte, Isabella Rossellini, Vincenzo Nemolato e Alba Rohrwacher que foi reconhecida com o prémio AFCAE no Festival de Cannes de 2023, entre muitos
outros.
Leia a crítica de «A Quimera» na METROPOLIS
DUPLA O CINEMA DE ALICE ROHRWACHER
17 de janeiro a partir das 19h50| TVCine Edition
Fotos: © Match Factory + © Tempesta, Rai Cinema