A editora Levoir tem o prazer de anunciar o lançamento em Portugal da novela gráfica A Cor das Coisas, do autor suíço Martin Panchaud, uma das obras mais inovadoras e premiadas da banda desenhada europeia dos últimos anos.
A Cor das Coisas mistura drama, comédia, suspense e crítica social, através da história de Simon, um adolescente de 14 anos, vítima de bullying e negligência familiar. Quando decide apostar todas as poupanças do pai num cavalo de corrida, acaba por ganhar 16 milhões de libras — mas, sendo menor, não pode levantar o prémio. A partir daí, a sua vida dá uma volta completa: a mãe entra em coma, o pai desaparece, e Simon mergulha numa jornada inesperada.
Visualmente, a obra rompe com todos os formatos convencionais da banda desenhada. A narrativa é contada em “planta baixa”, com as personagens representadas por círculos de cor, evocando infografias e mapas. O resultado é uma experiência de leitura única, onde o leitor reconstrói, página a página, as emoções e os espaços da história.
A Cor das Coisas tem sido aclamada pela crítica e premiada em vários festivais de renome:
Fauve d’Or – Melhor Álbum no Festival de BD de Angoulême (2023)
Grand Prix da Crítica ACBD (2023)
Prix Delémont’BD (Melhor estreia suíça)
Prix “Toute première fois” no Festival BD Colomiers
Medalha de prata no concurso internacional ICMA
Nomeações para diversos outros prémios em França, Suíça e Alemanha
Martin Panchaud, nascido em Genebra em 1982, é um autor e artista gráfico sediado em Zurique. Com formação em design gráfico e um percurso marcado pela superação de desafios associados à dislexia, Panchaud desenvolveu uma linguagem visual própria que alia minimalismo gráfico, clareza informativa e ousadia narrativa.
Antes da sua estreia na novela gráfica, ganhou notoriedade com um projeto visualmente impressionante: uma adaptação ilustrada de Star Wars: Episódio IV com mais de 120 metros de comprimento. Com A Cor das Coisas, afirma-se como uma das vozes mais originais da banda desenhada contemporânea.
Em 2024, Martin Panchaud esteve presente na primeira grande exposição de Banda Desenhada no Centro Pompidou em Paris.
A chegada de A Cor das Coisas a Portugal será assinalada com duas sessões abertas ao público:
FNAC Colombo – 31 de outubro, 18h
Sessão de lançamento com apresentação da obra e sessão de autógrafos.
Festival Amadora BD – 2 de novembro, 15h
Apresentação oficial da obra com o autor e sessão de autógrafos com máquina.
Ambas as sessões contarão com momentos de conversa com o autor e sessões de autógrafos, com uma particularidade inédita: Martin Panchaud autografará os livros com o auxílio de uma máquina criada especialmente para o efeito, numa performance que junta arte, tecnologia e humor — uma inovação nunca vista em eventos do género em Portugal.
Estas serão oportunidades únicas para conhecer Martin Panchaud, conversar sobre o seu trabalho inovador e assistir a uma performance de autógrafos como nunca se viu.
Convidamos livreiros, imprensa, profissionais do setor cultural e amantes da banda desenhada a juntarem-se a nós nestes momentos especiais de celebração de uma obra que desafia as convenções visuais e narrativas do género.
Características: Preço– 29,90€ Nº páginas – 232 Capa dura cor Formato – 170 X 240mm

