Fomos apanhados na curva por este lançamento da Asa, mas recebemos de braços abertos “A Flecha Ardente”. A sequela de “O Raio U”, chega aos escaparates para alegria de milhares de fãs de Blake e Mortimer. Aliás, o título original de “A Flecha Ardente” é precisamente “Avant Blake et Mortimer – Tome 2 La Flèche ardente”. Relembramos que “O Raio U” continha uma espécie de protótipo daquilo que Edgar P. Jacobs, o pai de B&M, viria a criar na sua magnífica série de aventuras.

A história de “A Flecha Ardente” tem como ponto de partida a recuperação e a salvação das Ilhas Negras e da sua civilização (próxima dos Aztecas) que foi invadida pela Austrália e o seu cruel Imperador Babylos III. Inicia-se também uma corrida ao urádio, o componente essencial para uma arma terrível, a Flecha Ardente. Vamos ter heróis e antagonistas em confronto em mais planos de ação e a revelação do mistério e o paradeiro do professor Hollis, um dos enigmas de “O Raio U”. Temos mesmo a sensação de que estamos a ler uma aventura com o legado que originou B&M. 

Esta sequela tem a assinatura do argumentista Jean Van Hamme e dos desenhadores Christian Cailleaux e Etienne Schréder que conseguem encerrar com chave de ouro os acontecimentos de “O Raio U”. Estes criadores deram ainda mais significado a um livro que explorava ao máximo a ficção com a mistura do livro de espionagem e ação cruzado com uma espécie de “Viagem ao Centro da Terra” com criaturas pré-históricas e civilizações antigas à mistura.

Os personagens que eram um pouco mais toscos no livro original, no “volume 2”, adquirem agora mais propósito com arcos e figuras bem delineadas que nos remetem para os arquétipos do cânone B&M. O autor deste livro, Jean Van Hamme, é considerado um dos grandes vultos da banda desenhada franco-belga, já redigiu álbuns da série Blake & Mortimer sendo o pai das séries Thorgal, XIII e Largo Winch.

A mitologia B&M para satisfação dos fãs está muito bem entregue a novos criadores que reinventam continuamente a saga. E no Outono de 2024 é lançado mais um novo volume Blake e Mortimer!

ARTIGOS RELACIONADOS
Alguém Com Quem Falar – lançamento

Sozinho em casa, na noite do seu aniversário, Samuel está pensativo. Ele liga para o único número que sabe de Ler +

Airborne 44 – livro 10 – lançamento

«Ei, Virgil! Desta vez, sou eu quem te ouve a pensar durante todo o caminho até Nova Iorque. Tens de Ler +

O Ditador e o Dragão de Musgo – lançamento

Hong-Kong, 1978. O realizador e produtor Shin Sang-Ok – estrela da Coreia do Sul – anda à procura da sua Ler +

Astérix & Obélix: O Combate dos Chefes – lançamento edição especial

A 30 de abril de 2025, a Netflix estreia “Astérix & Obélix: O Combate dos Chefes”, uma aguardada série de Ler +

Hoka Hey! – lançamento

Já em 1850, jovens nativos americanos foram internados à força em internatos católicos para assimilá-los na nação americana. Em 1900, Ler +

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Vais receber informação sobre
futuros passatempos.