«The Valley» é um documentário sobre a humanização dos movimentos migratórios, do norte de África para a Europa, face a todo o discurso desumano que prolifera em nome da demagogia e aproveitamento político (e pessoal) de uma situação que merecia um debate honesto. O filme não é panfletário (ou a favor ou contra a emigração); é um documentário muito bem filmado que retrata com inspiração a paisagem humana e natural numa obra desenrolada em redor dos Alpes. O filme foi realizado por Nuno Escudeiro a partir de uma situação de crise no vale Roya, uma zona fronteiriça entre a França e a Itália. Os habitantes do vale ajudam como podem dezenas de imigrantes, a sua maioria negros, que arriscaram as suas vidas numa travessia medonha, pelo deserto, o mar e as prisões brutais da Líbia até à sua jornada até França. Eles começam por ser três ou quatro e transformam-se em dezenas, mas os habitantes apoiam as pessoas com bens alimentares e locais onde eles possam pernoitar. A maioria dos habitantes são agricultores e têm propriedades onde albergam os imigrantes, levando a uma série de medidas das autoridades para reduzir o influxo.

Surge um cordão militar e policial na região e os habitantes começam a sofrer consequências do seu auxílio à imigração. Como afirma um dos protagonistas franceses, tudo se resume a uma questão de assistência a seres humanos (torturados e traumatizados) face a uma nova retórica de que os imigrantes são violentos e criminosos, como se a violência tivesse uma nacionalidade ou uma orientação.
O desespero foi tão grande que foram registadas um total de 417 infrações cometidas pelas autoridades para se livrarem dos imigrantes ilegais. E desde 2015, 20 habitantes do vale foram condenados pelo auxílio à imigração ilegal.
«The Valley» é uma interessante visão sob um tema divisivo e empolado para alcançar poder e influência por meio – muitas das vezes – da manipulação e da mentira. Num mundo e na política atual que vive numa lógica de quanto mais viral melhor, este documentário demonstra in loco a verdade no terreno em torno de pessoas que procuram ser humanas.
Título original: The Valley Realização: Nuno Escudeiro Documentário Duração: 76 min. Itália/França, 2019

