“Bucha – Memória ou Esquecimento” é baseado na história verídica de Konstantin Gudauskas, que utilizou o seu passaporte cazaque para viajar para territórios ocupados pela Rússia e salvar mais de 200 civis. O filme retrata a operação de resgate clandestina de Konstantin em Bucha, Vorzel e Hostomel (região de Kiev), começando com um telefonema que recebe de um agente dos serviços secretos da Crimeia, que vê na sua capacidade de se movimentar livremente na região uma grande vantagem. Embora o seu trabalho arriscado tenha salvo centenas de vidas, a situação torna-se cada vez mais perigosa e os serviços secretos deixam de poder apoiar a sua missão. Konstantin enfrenta então uma decisão difícil, que colocará em risco a sua própria sobrevivência e a de outros.
O filme que teve a sua estreia mundial no 40º Festival Internacional de Cinema de Varsóvia, onde foi destacado pela emocionante narrativa de resiliência e coragem, chega agora às salas de cinema em Portugal, com a sua estreia marcada para o dia 20 de Fevereiro.
Filmado após o início do confronto entre a Rússia e a Ucrânia, “Bucha – Memória ou Esquecimento” traz-nos a resiliência do povo ucraniano, naquele que é um dos períodos mais negros de sempre da história do seu país, mostrando o espírito inquebrável que está na sua génese. Em tempos de adversidade, a força e a determinação de pessoas como Konstantin Gudauskas reforçam uma mensagem de esperança e humanidade, destacando o poder da solidariedade e do sacrifício daqueles que enfrentaram o inimaginável.
20 FEVEREIRO NO CINEMA


 
				 
     
     
     
     
    


