Nas palavras da atriz Emma Stone, «Bugonia», do cineasta grego Yorgos Lanthimos, apresenta uma visão “divertida e lixada” do mundo contemporâneo. Os dois ressurgiram no festival onde foram consagrados com o Leão de Ouro no filme «Pobres Criaturas», em 2023, para apresentar, desta vez, um thriller cómico e sombrio que oferece uma visão selvagem de paranoia, ilusão e decadência da nossa era.
O filme segue dois primos, interpretados por Jesse Plemons e o estreante Aidan Delbis, que acreditam em teorias da conspiração, as mais absurdas que podemos imaginar, e decidem raptar uma executiva de uma empresa farmacêutica, convencidos de que se trata de uma extraterrestre que planeia a destruição da humanidade!
Por mais bizarra que a proposta pareça – Bugonia exprime uma crença mediterrânica antiga segunda a qual as abelhas nasciam na carcaça de animais mortos… – acaba por revelar-se uma distopia presente que espelha a desconexão humana e o desastre que vivemos em várias dimensões da nossa existência enquanto espécie.
É uma versão inglesa do filme «Save the Green Planet!» (2003) do realizador sul-corerano Jang Joon-hwan, que Lanthimos realiza com opções estéticas marcadas do género série Z, com planos visualmente muito impressivos e excessivos, acentuando uma carga de humor negro bastante hilariante e inteligente.
Podemos considerar que é o OVNI desta programação do Festival de Veneza e o Leão de Ouro assentaria muito bem numa perspetiva de celebração de génio cinematográfico. Emma Stone também disse, com sentido de humor, que acredita em extraterrestres… e quem não?, depois de ver este filme!
Título original: Bugonia Realização: Yorghos Lanthimos Elenco: Jesse Plemons, Aidan Delbis, Emma Stone, Alicia Silverstone Duração: 118 min. Irlanda/Reino Unido/Canadá/Coreia do Sul/EUA, 2025
[Crítica originalmente publicada na revista Metropolis 122, Setembro 2025]

